Estande apresenta empreendedorismo no Festival de Balonismo
A 20ª edição do Festival Internacional de Balonismo, que ocorre de 17 a 21 de abril, no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, em Torres, além das competições, também terá espaço para o público conhecer ações voltadas ao empreendedorismo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) estará presente no evento com um estande de 16 m² apresentando seus principais produtos e serviços.
Os visitantes conhecerão projetos desenvolvidos na região com empresas nas áreas de turismo, apicultura, arroz, derivados de cana-de-açúcar, alambiques e também nos setores moveleiro e de confecções. O objetivo da iniciativa da regional Sebrae/RS Litoral Norte, e parceiros dos projetos, é tornar mais conhecidos produtos, projetos e serviços da entidade.
Durante os cinco dias do festival, as pessoas que visitarem o espaço Projeto Sebrae Litoral Norte Gaúcho, poderão degustar produtos típicos da região, ter contato com peças demonstrativas do artesanato produzido em escamas de peixe e em fibra de bananeira. No estande, os turistas receberão material gráfico com informações sobre os principais pontos gastronômicos, meios de hospedagens, agências de turismo e locais para visitação no litoral. “A idéia é divulgar e fortalecer a região como um roteiro turístico, promover seus produtos e serviços e incentivar o crescimento dos pequenos empreendimentos”, explica a técnica do Sebrae/RS, Camila Ferraz Jacques, gestora do projeto de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte Gaúcho, responsável pela organização do espaço.
Para Camila, além de divulgar os produtos e serviços da região, o estande é uma oportunidade para a formação de parcerias para futuros negócios entre os próprios empresários. Ela utiliza, como exemplo, a Cooperativa de Cachaça de Santo Antônio da Patrulha e o Núcleo de Artes Bons Ventos, de Osório, que já são parceiros. O núcleo fornece embalagens em fibra de bananeira para as cachaças da cooperativa. “São empresas da região que encontram soluções comuns e fortalecem seus negócio”, destaca.
“Por mais que os projetos de desenvolvimento da economia da região sejam estratificados, o desenvolvimento local depende da equalização de todos eles”, explica o supervisor da regional Sebrae/RS Litoral Norte Gaúcho, André Blos. Ele conta que em 2007 foi elaborado estudo por meio de visitas e de projetos existentes na região para aprofundar o conhecimento e as potencialidades locais. Neste trabalho foram identificadas as segmentos potenciais da região e construída uma carteira de projetos. “Nosso objetivo é aumentar o número de empresas de micro e pequeno portes participantes dos projetos visando a melhoria na gestão destas”, conta.
São parceiros dos projetos do Sebrae/RS Litoral Norte, o governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeituras Municipais, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, Alambiques Gaúchos, Associação dos Produtores de Cana (Aprodecana) e Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
A expectativa da Prefeitura de Torres, organizadora do evento, é atrair um público de 150 mil visitantes para apreciar 45 balões brasileiros e de outros cinco países: Argentina, Uruguai, Suíça, Emirados Árabes e França. Para comemorar a 20ª edição do festival estão programadas acrobacias aéreas além de shows de bandas nacionais como Papas da Língua, Sensação, Tchê Guri e NX Zero. No local do evento ainda acontecerá um campeonato de motocross, festival de pipas e de capoeira. No lado de fora do parque também serão realizadas competições, como o mundial sub-20 de surfe, copa de pesca, torneios de bocha e de golfe e, ainda, passeio ecológico de caiaque pelo Rio Mampituba.