Vida & Saúde

Excesso de Aspirina pode causar surdez

Medicamentos à base de salicilato de sódio — substância comum em remédios para dor, inflamação e anticoagulantes como Aspirina (tem a maior dosagem), Voltaren, Cataflan, AS, Sonrisal e Melhoral Infantil e seus respectivos genéricos — causam danos à audição e podem levar à surdez, se ingeridos em grande quantidade.

O diagnóstico é de uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, que recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio de Excelência em Fonoaudiologia 2007 do 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e do 7º Encontro Internacional da área, ocorridos no mês passado, em Gramado.

A perda auditiva pelo uso do princípio ativo já era conhecida no meio científico, embora isso não conste em nenhuma das embalagens dos medicamentos citados vendidos a granel. No entanto, o informado era que as células auditivas danificadas se regeneravam entre 24 horas e 72 horas após a ingestão.

O estudo da USP mostrou que após sete dias, as cobaias (porquinhos-da-índia) ainda apresentavam lesões no aparelho auditivo.

Comentários

Comentários