Exemplar de baleia-franca é encontrado encalhado em Cidreira

Na manhã dessa terça-feira (02),  um exemplar de baleia-franca (Eubalaena australis) foi encontrado encalhado próximo à Plataforma de Cidreira. O macho adulto, medindo 15,5 metros de comprimento total, provavelmente morreu em alto mar e foi trazido à praia pelas correntes.
 
Em função do avançado estado de decomposição do animal, não foi possível identificar a sua causa morte. Contudo, segundo o biólogo Paulo Ott, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), as principais causas de mortalidade da espécie são a colisão com embarcações e o emalhamento em redes de pesca.

A baleia-franca, a qual está incluída na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, utiliza o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina como uma importante área de reprodução e nascimento dos filhotes.

A coleta de amostras biológicas e recuperação do esqueleto do exemplar encalhado em Cidreira estão sendo realizados pela UERGS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cidreira e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).

Comentários

Comentários