Faz mal a gente ler…
Aqui no Brasil faz mal ler que temos problemas na saúde, na educação, na segurança, no saneamento básico (milhares de residências não tem água potável encanada e acesso a esgoto) e que não temos verbas públicas para a solução destas deficiências.
Mas, faz muito mal a gente ler que, independente disto, os bancos tem um fundo com bilhões de reais, para socorrer outros bancos do risco de quebra e de abalo no mercado.
Este fundo é resultante das altas taxas de juros e de tarifas cobradas as quais permitem criar uma reserva, sem prejuízo dos lucros de cada empresa bancária. Por que o governo não taxa os altos lucros dos bancos com imposto proporcionais, como faz com empresas e pessoas físicas, para custear a saúde a segurança, a educação e o saneamento básico?
No plano internacional, faz mal a gente ler que o Haiti no período pós-terremoto está com dificuldade para reconstruir o mínimo de seu país e que, agora, está assolado por uma epidemia de cólera como nunca foi vista, no mundo.
Mas, faz muito mal a gente saber que, independente disto, os países da Europa vão destinar 90 bilhões de euros ou 211 bilhões de reais para recuperar a Irlanda cujo caos financeiro foi, com certeza, fruto da incompetência e da irresponsabilidade dos políticos.
Por que os países da Europa e do mundo não se cotizam para reconstruir o Haiti e outros paises que vivem na miséria e com população doente? Tanto no Brasil como na Europa a razão preponderante para estes aportes financeiros monumentais é de evitar-se a ruptura do sistema financeiro.
Faz mal, muito mal, ler e compreender que hoje se prefere salvar sistema econômicos e financeiros do que salvar pessoas.
Se o que digo é inverdade, então por que não se recupera no Brasil, a saúde, a educação, a segurança e o saneamento básico ao invés de recuperar Bancos?
E por que, na europa não se direcionam os bilhões de euros para recuperar o Haiti e erradicar a miséria a fome e a doença, no mundo?
Faz muito mal ler e constatar que nos tornamos, na linha do tempo, cada vez mais capitalistas ou socialistas mas…. menos solidários e humanos.!!!