Geral

Fé e devoção leva milhares de fiéis ao Caraá

DSCF8331A 123ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, foi realizada de 24 à 28 de fevereiro, no santuário dedicado a Nossa Senhora das Lágrimas, em Caraá.

Todos os anos, a romaria reúne milhares de fiéis, e este ano, não foi diferente. Mesmo com o forte calor os devotos visitaram o santuário nos cinco dias de festa. No sábado (27/2) e domingo (28/2) houve maior concentração de pessoas, entre eles um grande número de crianças e idosos.

O pároco da paróquia São Cristóvão, do Caraá, padre Eder Matos, afirma que a fé em Nossa Senhora das Lágrimas vai passando de geração para geração. ” A fé e cultivada em família, é muito comum se o pai e a mãe são devotos de Nossa Senhora das Lágrimas passar a fé apara os seus filhos. Hoje, a romaria é o que ela é pela força da fé do povo. Nós padres oferecemos a assistência religiosa, com as missas, bênçãos, confissões… nós cuidamos da estrutura para receber bem os peregrinos e os romeiros. Todos os anos é uma multidão, são milhares de pessoas que vem para o santuário, seja abaixo de chuva ou calor intenso, nada impede que eles venham. É nossa obrigação como Igreja recebe-los bem”, ressaltou.

O padre também agradeceu o apoio de todos que ajudaram na realização da festa. “Nosso povo é muito humilde, simples e solidário. A comunidade se engaja, se doa para fazer a melhor festa possível. A prefeitura também dá todo o apoio. São muitas pessoas envolvidas para realizar essa festa: comunidade, bispo, padres, seminaristas, romeiros…a todos o meu muito obrigado”, falou padre Eder.

O bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, presidiu a missa de encerramento do domingo (28/2), às 15h, concelebrada por padres e os seminaristas da Diocese de Osório. “A devoção autêntica a Nossa Senhora consegue conduzir ao centro das verdades da fé cristã católica. Para nós católicos é uma grande benção, é um elemento que enriquece, não tira nada daquela que é a tradição cristológica, a fé em Jesus Cristo, a salvação conduzida pela fé, a devoção aos santos mantém viva em muita gente a chama da fé que sempre – antes ou depois – vai fazer a diferente na vida das pessoas”, afirmou o bispo.

No Domingo de Páscoa (24/3), será realizada a Cavalgada no Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas, com missa às 10h. Será um momento de cultivo das tradições gaúchas e de expressar a devoção em Nossa Senhora das Lágrimas. No último domingo de agosto (28) será a Romaria dos Motociclistas.

Padre Celito partirá em missão para a Diocese de Bagé

Na missa de encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, no domingo (28/2), presidida pelo bispo Dom Jaime Pedro Kohl, também foi realizado o envio missionário do padre Celito Manganelli, que fará uma experiência missionária na Diocese de Bagé, que enviará em breve o padre Domingos Manoel Lopes, como missionário para a Diocese de Nampula, em Moçambique, para colaborar com o projeto Igrejas Solidárias, que a Igreja do Rio Grande do Sul mantém naquele país.

“Para nós e missão. Nós agradecemos a Deus pela disponibilidade do padre Celito”, disse Dom Jaime Pedro.

Todos juntos fizeram uma oração abençoando a missão do padre Celito, que se mostrou feliz com o novo desafio. “Eu agradeço pela confiança e responsabilidade colocada em mim. Há mais de 19 anos, lá na capela São Pedro, tinha muita gente se alegrando comigo, que estava sendo ordenado padre. Hoje, eu vejo aqui tantas pessoas felizes com essa minha nova missão. Contem com as minhas orações na Diocese de Bagé”, finalizou padre Celito.

Janaina Mengue

Comentários

Comentários