Geral

Feira da Biodiversidade em Três Cachoeiras fortalece parcerias para a sustentabilidade

A construção de uma nova consciência, a prática de atitudes mais sustentáveis e a busca por uma nova concepção de sociedade foram analisadas pelo presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, em Três Cachoeiras, no Litoral Norte do Estado. Ele participou da 10ª Feira da Biodiversidade e a 3ª Feira da Economia Solidária, que acontecem na Praça da Igreja Matriz, nesta terça-feira (05) e quarta-feira (6). Antes da abertura das feiras, De David participou do 4º Seminário Regional de Educação Ambiental, que ocorreu durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5). Com o tema “Era do consumo, tempo de educar”, o seminário reuniu cerca de 500 pessoas no auditório da Prefeitura, entre professores das redes municipal e estadual da região.

“A presença da Emater neste evento é para mostrar que a biodiversidade é a direção, a estratégia adotada pela nossa Instituição, na perspectiva de incorporarmos práticas de enfrentamento aos impactos ambientais, de saúde e econômicos, cujos efeitos precisam ser amenizados, para que as pessoas vivam com dignidade no meio rural”, disse De David, ao destacar a parceria entre as entidades, que se articulam, através de diversas políticas públicas, na construção de uma nova sociedade.

A importância das parcerias também foi ressaltada por Jurema Justo, do Movimento de Mulheres Camponesas, ao defender a feira como “um espaço de mudança de consciência entre agricultores e consumidores”, e por Ana Luíza Meirelles, do Centro Ecológico Núcleo Litoral Norte, que salientou a importância da inclusão e da participação dos jovens.

O prefeito e o vice de Três Cachoeiras, Edson Baltazar Scheffer e Gervásio Toffoli, também destacaram as parcerias e o sonho da administração em tornar permanente a Feira da Biodiversidade. Sobre essa iniciativa, o presidente da Emater/RS colocou a Instituição à disposição dos agricultores, na sua organização, bem como defendeu o fortalecimento das articulações entre os movimentos sociais e as prefeituras, “sinalizando que preservar e valorizar a biodiversidade é um caminho sem volta”, disse. Lino De David diz observar a evolução da sociedade e a inserção da Emater/RS-Ascar nesse processo de orientação técnica “estratégica e determinante para a construção de um sistema de produção mais sustentável”.

A 10ª Feira da Biodiversidade e a 3ª Feira da Economia Solidária prosseguem nesta quarta-feira (6), com visitação a partir das 9h50. Além da comercialização, estão previstos ciclo de palestras, com representantes do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e do Centro Ecológico, e mesas temáticas, com debate sobre a Rio+20, Economia Verde e Biodiversidade, Código Florestal e funções naturais dos Ecossistemas. As duas feiras são promovidas pelo Centro Ecológico, Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas (MMTU) e Prefeitura de Três Cachoeiras, com apoio da Emater/RS-Ascar.

Comentários

Comentários