Educação

Feira do Livro: um convite à boa Leitura em Santo Antônio

A III Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha aconteceu, dos dias 20 a 23 de novembro, no Parque Caetano Tedesco. A Feira foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha com o apoio do Museu Caldas Júnior e financiamento do Pró-Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Santo Antônio da Patrulha está na sua 3ª edição.

A abertura oficial aconteceu com a presença do escritor homenageado Luiz de Miranda, do patrono Joelson Machado de Oliveira e patrona Véra Lucia Maciel Barroso, do prefeito Paulo Bier, dos Secretários da Educação Josélia Fraga e da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Alexandre Malta, além de outras lideranças.
Uma intensa programação se desenvolveu em todos os dias, onde o público principal foram as crianças.

O primeiro dia foi marcado pela sessão de autógrafos dos escritores Luiz de Miranda, Mulheres Pioneiras, Ruas de Santo Antônio da Patrulha, além do bate-papo com a Professora e Doutora Carmem Zeli e o Professores Edenilson Costa, encerrando a noite com a apresentação do espetáculo Rizoma Canto Zumbi e show de Jorge Foques.
Na quinta-feira, foi a vez dos escritores Pedro Bandeira e Sinara Foss, fazerem um bate-papo e autografarem seus livros. Os alunos da rede municipal apresentaram uma esquete em homenagem ao escritor Pedro Bandeira e os da Escola Estadual Cândido de Barros, puderam lançar e autografar o livro “Só para avisar” – uma coletânea de textos produzidos em aula. A noite foi envolvida pela música e poesia de Odilon Ramos, sessão de autógrafos do livro “Ribeiro Nardes: uma família do Brasil”, escrito por João Augusto Ribeiro Nardes, Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União e uma homenagem a Vinícius de Moraes, com “O Poetinha”, da Cia. Cênica Sagatiba.
A Sexta-feira foi dedicada às crianças. As escritoras Marô Barbieri, Mônika Papescu e Silvia Caminha contaram histórias e autografaram seus livros. Os alunos da Escola Madre Teresa, apresentaram a peça “A princesa que não sabia chorar” e os do Pequeno Aprendiz, a peça “A fada que colecionava manhãs”. A programação foi encerrada com o lançamento dos livros “A Vida é uma Teia” e “Imagens da Memória” e o show da banda “Os Remanescentes”.

O último dia iniciou com um bate-papo e interação com o patrono da Feira, Joelson Machado de Oliveira, com participação de Luis Nicanor. À tarde, os grupos de teatro locais fizeram contação de história e aconteceu apresentação do espetáculo “Moranduba”, da Cia. Caras de Totem. “Educação à distância: vivências no Polo Universitário de Santo Antônio” e “História do Brasil e Literatura Brasileira”, foram assuntos discutidos no Palco de Rua. A noite foi a vez do lançamento do livro “Prosa na Varanda” e “Poesia na Praça”, do Grêmio Literário Patrulhense.

Para encerrar a III Feira do Livro de Santo Antônio, foi realizada uma homenagem póstuma a Nelson Ozíris e aos patronos da feira Joelson Machado de Oliveira e Véra Lucia Maciel Barroso. O xerife tocou o sino e assim encerrou-se mais uma feira do Livro, dando espaço para o show de bandas do Patrulha in Rock.

Comentários

Comentários