Fepagro promove terceira edição do Seminários da Pesquisa em Maquiné

upload-20160610171831fepagroMaquiné sediou nesta semana a terceira edição do ‘Seminários da Pesquisa’ da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Litoral Norte. A finalidade foi divulgar as pesquisas em andamento na região, compartilhar conhecimentos e promover a interação entre pesquisadores, servidores e comunidade local. O evento contou com a apresentação de profissionais de outras instituições, que desenvolveram ou desenvolvem parte das pesquisas ou projetos na unidade de Maquiné, ou tiveram apoio da Fepagro nos últimos anos.

Segundo o pesquisador e diretor da Fepagro Litoral Norte, Rodrigo Favreto, a bióloga Letícia Casarotto Troian apresentou resultados de sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), desenvolvida com a palmeira juçara em parte na área da Fepagro, cujo título é ‘Contribuições ao manejo sustentável de Euterpe edulis‘. Logo após, divulgou ações do projeto ‘O uso sustentável da palmeira juçara (Euterpe edulis) e comunidades: experiências da Rede Juçara’.

O biólogo Gabriel Collares Poester, por sua vez, explanou sobre ações do projeto de Recuperação do Rio Maquiné e Taramandahy, da Ong Anama, que possui termo de cooperação técnica com a Fepagro para sua execução e apoio financeiro da Petrobras. Apresentou também resultados do crescimento inicial e sobrevivência de espécies florestais nativas em reflorestamento de mata ciliar no município de Maquiné.

Além disso, houve treinamento básico de uso de equipamentos de laboratório com estagiários e servidores da Fundação e foi feita uma sensibilização para o cuidado do ambiente de trabalho, tendo em vista a Semana do Meio Ambiente. “Os seminários estão demonstrando as diversas pesquisas que têm apoio da Fepagro. Assim, verifica-se a importância das parcerias interinstitucionais”, observou Favreto.

A próxima edição deve ocorrer entre julho e agosto, demonstrando outras ações desenvolvidas pela Fepagro na região do Litoral Norte, juntamente com as instituições parceiras.

Comentários

Comentários