Vida & Saúde

Fepam inicia análise de balneabilidade nas praias gaúchas

O governo do Estado, por intermédio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) iniciou, na terça-feira (15), a coleta das amostras das águas para avaliar as condições de balneabilidade das praias do Litoral Norte. Foram recolhidas amostras de Torres a Santa Vitória do Palmar.

O primeiro boletim das 15 campanhas de balneabilidade será divulgado às 10h do dia 19 de dezembro, durante a abertura do Verão Legal RS 2010, em Capão da Canoa. A partir daí, serão expedidos boletins todas as sextas-feiras. O último resultado ocorrerá em 26 de fevereiro de 2010, já que as atividades do Verão Legal encerram-se em primeiro de março.

Junto aos pontos de amostragem, foram colocadas placas indicativas das condições da água – “própria” ou “imprópria” para banho -, que serão atualizadas todas as quintas-feiras. Durante a temporada deste ano, serão colocadas placas informativas  nas guaritas de salva-vidas localizadas próximas a pontos de coleta. 

O Projeto Balneabilidade vai incluir, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 84 pontos fixos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios, distribuídos da seguinte forma: 63 pontos no Litoral, 15 no Lago Guaíba e 12 na região do rio Uruguai. Nos seis balneários de Pelotas, as campanhas serão realizadas pela prefeitura. Para divulgação do primeiro resultado, são necessárias cinco campanhas.

A balneabilidade das praias do Litoral Médio e Sul, dos balneários da região do Uruguai e da região do Guaíba começa a ser divulgada na primeira semana de janeiro de 2010, porque, em consequência de chuvas, alguns balneários ficaram submersos, o que impossibilitou a coleta. Informações do Projeto Balneabilidade também poderão ser consultadas no site www.fepam.rs.gov.br, a partir do dia 19 de dezembro.

Comentários

Comentários