Feriado de Corpus Christi registra o menor número de mortes desde 2007
Do meio-dia da quarta-feira (06) até o meio-dia desta segunda (11), período da operação, os acidentes com lesão somaram 442 ocorrências e 661 feridos nas ruas e estradas. Os dados das estradas estaduais e vias municipais ainda são parciais.
Foram mais de 100 mil abordagens, 9,5 mil registros de infrações e quase 150 flagrantes de embriaguez. Entre os motoristas embriagados, 47 foram encaminhados à delegacia e responderão por crime de trânsito devido à alta concentração de álcool no sangue (níveis acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões). A fiscalização ainda recolheu 1,8 mil veículos e 257 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) irregulares.
Esta foi a 8ª edição da operação, que reúne Detran-RS, Cetran-RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Famurs e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a coordenação do Comitê de Mobilização pela Segurança do Trânsito, para prevenção de acidentes durante os feriados. A fiscalização foi realizada com maior intensidade nos 19 locais apontados por estudo do Detran-RS que concentram mais ocorrências de acidentes e no turno da noite, quando ocorre o maior número de registros.
Recém incorporada à operação, a ANTT mobilizou agentes de fiscalização em sete pontos considerados críticos para irregularidades no transporte rodoviário interestadual ou internacional de passageiros, cinco deles na divisa com Santa Catarina. No total, foram fiscalizados 253 ônibus, e lavrados 66 autos de infração motivados pelo desrespeito às normas de qualidade e segurança.