Geral

FGTAS/Sine coloca portadores de necessidades no mercado de trabalho

A intermediação ao emprego, desenvolvida gratuitamente pelas agências FGTAS/Sine, já colocou 172 pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho, neste ano. Segundo o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Ronaldo Nogueira de Oliveira, no ano passado, 437 pessoas com deficiência conseguiram ocupar postos de trabalho, através das unidades FGTAS/Sine.

Embora o número não seja muito significativo, ele acredita que alguns setores da economia começam a reconhecer a capacidade produtiva dessas pessoas, minimizando o preconceito em relação à contratação desses trabalhadores. O setor de serviços tem contratado mais e as empresas com sede em Porto Alegre são as que maior número de vagas oferecem às pessoas com deficiência.

Por lei, as empresas devem abrir vagas para esses trabalhadores, conforme o número de empregados. Assim, toda empresa com cem ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% de seu quadro, com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Aquelas com até 200 empregados precisam preencher uma cota equivalente a 2%. As que têm de 201 a 500 empregados, 3%; de 501 a 1 mil empregados, 4%; e com 1.001 ou mais empregados, 5%.

Necessidades especiais
É considerada deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal.

As pessoas com deficiência que andam sem apoio têm mais facilidade de se colocar no mercado de trabalho, seguidas daquelas com deficiência auditiva que usam aparelhos e falam com relativa normalidade. Aquelas com deficiência visual total, visual parcial, mental leve e cadeirantes são as de mais difícil colocação.

Tanto os empresários interessados em disponibilizar vagas como as pessoas com deficiência, estas munidas da Carteira de Trabalho, podem procurar as agências FGTAS/Sine de sua cidade.

Os empregados também podem fazer contato através do email ppdmontayry@fgtas.rs.gov.br, descrevendo o perfil do profissional procurado.

Comentários

Comentários