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Filantropia de Gates dá título empresarial à Microsoft

Mesmo com todas as acusações de monopolista e processos antitruste acumulados ao longo dos anos, a Microsoft conquistou o título de empresa com a melhor reputação corporativa do mundo em 2006, desbancando a Johnson & Johnson – e seus irresistíveis bebês -, que manteve a liderança nos últimos sete anos, segundo pesquisa da Harris Interactive e do Wall Street Journal (WSJ).

Os participantes deram altas notas à Microsoft nos quesitos liderança e resultados financeiros, mas valorizaram principalmente as atividades filantrópicas do co-fundador e presidente do conselho da companhia, Bill Gates.

Segundo o WSJ, a reputação de Gates como líder corporativo contribuiu para aumentar o apelo emotivo da Microsoft. Apesar da pesquisa ainda ter registrado críticas em relação à competição desleal e ao monopólio da empresa no mercado de software, o jornal diz que a ferocidade dos ataques é bem menor. A Microsoft ocupava no ano de 2005 a sétima posição no ranking.

A pesquisa foi feita pela Harris com 7.886 norte-americanos, pela internet ou telefone, e cada um dos participantes deveria apontar as duas empresas que acreditavam ter a melhor reputação e as duas com a pior.

Entre as dez companhias com melhor reputação, destacam-se outras duas com atuação na área de tecnologia: o Google, que ficou em quarto lugar (caindo uma posição em relação a 2005) e a Sony, que ficou em oitava, galgando duas posições, apesar de sua reputação ter sido abalada pelo amplo recall de baterias de notebooks que teve que promover em 2006.

O escândalo de espionagem de executivos e jornalistas por ordem do conselho custou à HP sete posições no ranking. A empresa caiu do 31º lugar para o 38º.

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