Fiscalização apreende 3,9 toneladas de produtos impróprios no litoral
Vida & Saúde

Fiscalização apreende 3,9 toneladas de produtos impróprios no litoral

Moradores, veranistas e turistas que frequentam as praias do litoral gaúcho contam com uma segurança reforçada quando se trata da qualidade dos alimentos consumidos durante o verão.

Frigorifico Borrussia

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) tem intensificado as ações de fiscalização, resultando na apreensão de 3,9 toneladas de produtos impróprios desde o início da Operação Verão Total, em dezembro passado.

Com mais de 70 barreiras sanitárias realizadas até o momento, a Seapi está empenhada em garantir que os produtos de origem animal e cargas vivas que circulam pelas praias estejam de acordo com as normas de segurança alimentar. Desde as primeiras horas da manhã, as equipes de fiscalização atuam em pontos estratégicos, abordando veículos e verificando a conformidade dos produtos.

Feira dos Retalhos

“A importância das barreiras de fiscalização agropecuária é fundamental para assegurar que os produtos de origem animal impróprios para o consumo não cheguem aos veranistas e moradores.

Além de retirar esses produtos de circulação, essas ações também inibem práticas irregulares, garantindo a segurança alimentar de todos”, destaca o chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Seapi, Eduardo Zart.

As atividades de fiscalização envolvem equipes compostas por médicos veterinários, técnicos agropecuários e o apoio da Brigada Militar.

Fiscalização apreende 3,9 toneladas de produtos impróprios no litoral
Livros Cristãos

Além das abordagens em veículos, as ações incluem a verificação de atividades em propriedades rurais para combater o abate clandestino e auxiliar nas atividades relacionadas ao Ministério Público e Polícia Civil.

Até o momento, os resultados são expressivos: foram realizadas mais de 1.500 vistorias em veículos, fiscalizados mais de 210 bovinos e animais suscetíveis à febre aftosa, além de 4,3 mil aves para controle da gripe aviária.

Também foram fiscalizadas mais de 560 toneladas de produtos lácteos, cárneos e ovos, resultando na emissão de 48 autos de infração e 45 autos de apreensão/inutilização.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários