Variedades

Fórmula 1 pode ter pontuação por medalhas a partir de 2009

Bernie Ecclestone está realmente determinado a alterar o sistema de pontuação do Mundial de Pilotos de F-1. Falando ao jornal britânico The Times desta terça-feira, o presidente da Formula One Management (FOM, empresa que gerencia os contratos de publicidade da categoria) reiterou seu desejo de mudança, ainda para 2009, na classificação do campeonato, distribuindo medalhas aos três primeiros ao invés de pontos.

Segundo Ecclestone, o novo sistema iria provocar disputas diretas por vitórias, já que elas seriam determinantes na condução do Mundial, e não permitiriam que acontecesse algo semelhante ao GP do Brasil, quando Lewis Hamilton conquistou o título com a quinta colocação. O inglês acredita que Hamilton e Felipe Massa iriam se digladiar pela vitória em Interlagos. A nova pontuação daria medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros colocados, e o piloto com maior número de vitórias ao final da temporada seria o campeão. Em caso de empate, as outras medalhas determinariam a colocação no campeonato.

“A FIA e todos os times apóiam a idéia, e isso será feito”, afirmou o veterano dirigente. “Todos os esportes do mundo têm esse sistema de premiação, e todos compreendem como funciona. Com isso, quando forem a Melbourne, os pilotos vão querer sair de lá com uma medalha de ouro, e não com dez, oito ou seis pontos”, explicou.

Para a alteração na pontuação fazer parte do Mundial de 2009, como deseja Ecclestone, o Conselho Mundial da FIA precisa aprovar a mudança na sua reunião de dezembro. A própria FIA já admitiu que o assunto foi tratado entre Bernie e Max Mosley, mas não deu detalhes sobre uma possível confirmação.

Com informações do site Grande Prêmio

Comentários

Comentários