Vida & Saúde

Fórum do SUS teve 250 participantes em Torres

A abertura do 1º Fórum do SUS no Litoral Norte, na noite de sexta-feira (05), aconteceu com o Auditório da Ulbra Torres lotado, apesar da forte chuva. O evento contou com 250 profissionais da Saúde, gestores, representantes de Conselhos Municipais e estudantes de Torres e municípios vizinhos. Participaram da solenidade a secretária da Saúde de Torres, Simone Zucolotto, a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Mendonça, a delegada da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, Maria Beatriz Bolzan, e o diretor da Ulbra Torres, Eraclides Maggi. A secretária Simone Zucolotto destacou que os resultados do Fórum foram além da expectativa. “Pelo grande número de inscritos constatamos que muitos profissionais estão interessados na sua qualificação e as palestras e oficinas foram de excelente qualidade, agregando e multiplicando os saberes para a melhoria das práticas do SUS” avaliou.

A representante do Ministério da Saúde destacou que os excelentes trabalhos da equipe da Secretaria de  Saúde de Torres, apresentados recentemente em evento em Brasília, motivaram a sua vinda ao Fórum. Em sua palestra, Claunara salientou que 80% dos problemas mais comuns de saúde são resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, próximo da população. Apesar dos bons resultados, ela admite que ainda há pontos a serem melhorados. “Queremos que o primeiro contato do paciente seja na Saúde da Família e que a equipe coordene o apoio ao usuário, fazendo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a recuperação. É importante o acompanhamento, ao longo do tempo, para as doenças crônicas, idosos e crianças”.

Outra preocupação, segundo Claunara, é com a qualidade dos profissionais. “Não existe a formação específica para a Saúde da Família, cujo  principal objetivo é a prevenção de doenças. Assim, nosso grande desafio é a educação permanente, é buscar o saber de quem está fazendo, de quem conhece as necessidades da população para ensinar aos demais”, salientou. Ela anunciou ainda que uma das metas do governo é fazer com que o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através das Unidades Básicas de Saúde, seja uma opção para toda a população, com qualidade.

Comentários

Comentários