Fórum permanente apresentará prioridades para Santo Antônio da Patrulha
A Câmara Municipal de Vereadores aprovou na noite de segunda-feira, por unanimidade, o projeto de resolução n° 004/2008, instituindo o Fórum Democrático de Desenvolvimento Municipal – FDDM. Ele será um instrumento legal e permanente de discussão e debate com a sociedade.
Vinculado à Mesa Diretora de Vereadores, o Fórum terá como objetivos centrais definir uma agenda positiva com a sociedade patrulhense, pautando as principais ações públicas que assegurem o desenvolvimento estratégico e harmônico de Santo Antônio da Patrulha a curto, médio e longo prazo. Além disso, o projeto visa promover a integração permanente da sociedade patrulhense ao debate sobre o desenvolvimento municipal e regional; garantir a integração entre a democracia representativa e a democracia participativa, fortalecendo a cidadania e a consciência política, através da ampliação e qualificação do debate de temas de interesse público.
De acordo com o presidente da Casa, Ferulio José Tedesco (PMDB), autor da resolução, o Fórum busca ainda possibilitar a integração, a articulação e a consolidação das políticas públicas para as localidades, promovendo o desenvolvimento sustentável e combatendo as desigualdades sociais. Ele destacou ainda como funções do FDDM, a normatização do levantamento de propostas relacionadas com o desenvolvimento do município, e a ampliação e aperfeiçoamento dos meios de participação efetiva da sociedade no debate.
O Presidente admite que por ser uma discussão ampla, por envolver a sociedade como um todo, o surgimento de dificuldades, principalmente para a sua conclusão ainda este ano. No entanto, Ferulinho pretende contar com a dedicação dos vereadores para ouvir a sociedade e buscar um aprofundamento do debate, possibilitando por parte da Casa a formatação de uma idéia coletiva relacionada a uma agenda positiva para este ano. “Que saía uma idéia plural, algo que a população identifique como institucional, em que a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha tenha tomada a iniciativa e está brigando para que esta demanda seja atendida”, afirmou.
O Fórum será composto por áreas, buscando agregar o maior número de representações de entidades, associações e órgãos consultivos da sociedade Deverá ser composta ainda uma direção do Fórum, tendo como sugestão a Câmara, da ACISAP, Associações de Bairros ou cooperativas, Comude e Partidos Político.
A pretensão do FDDM, enfatizou Ferulinho, é apontar prioridades nascidas da vontade popular e lutar junto a órgãos governamentais para sua execução, ou até mesmo encaminhá-las para o Executivo, Estado ou União para que se tornem realidade. “Precisamos começar a trabalhar conjuntamente, unir forças para promover o desenvolvimento do Município, e assim oferecer uma qualidade de vida melhor para a população”, avaliou.