Vida & Saúde

Foz do Mampituba segue imprópria para banho

De acordo com boletim da balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), as praias do Litoral Norte, Sul e Médio do Estado estão próprias para banho de mar.

Nesta semana, entretanto, houve um aumento dos locais considerados impróprios. A Foz do Rio Mampituba, em Torres, cinco balneários situados no Laranjal, em Pelotas, um em Jaguari, e dois na Região Hidrográfica do Guaíba, estão impróprios para banho.

A divulgação da balneabilidade do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas da Região do Uruguai e do Lago Guaíba foi feita pelo gerente da regional da Fepam no Litoral Norte (Gerlit), Mattos”Allem Roxo e pelo gerente regional do Litoral Sul (Gersul), Francisco Finger, em Pelotas.

Aumento da chuva
Embora de uma forma geral as condições estejam boas para banho, a Fepam informa que houve um aumento dos níveis de coliformes fecais em todos os pontos analisados. No Litoral Norte, dois pontos apresentaram valores mais elevados: a Praia da Guarita, em Torres, com 1600 NMP/ 100mL de coliformes fecais, e Arroio do Sal com 900 NMP/ 100mL.

No Litoral Médio, Pelotas passou a ter mais um ponto impróprio, cinco dos seis amostrados. Assim como o balneário Fernando Schilling, em Jaguari, localizado na Bacia Hidrográfica do Uruguai, a Praia Carlos Larger, em Candelária, e a Praia do Encontro, em São Jerônimo, na região do Guaíba, que também tiveram suas condições de banho alteradas para impróprias.

Este aumento nos valores de coliforme fecal está relacionado com as chuvas ocorridas nestas regiões prejudicando a balneabilidade das praias na medida em que levam ao mar os resíduos sólidos e orgânicos de rios e lagoas. Portanto, é necessário adotar medidas de controle do lixo que fica disperso na área urbana e implantar ações de coleta e tratamento de esgotos.

Condições por região
O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde 1979 e inclui, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 88 pontos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios.

LITORAL NORTE
As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção da foz do rio Mampituba, em Torres.

LITORAL SUL
Todos os pontos de monitoramento das praias de Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar foram considerados próprios para banho.

LITORAL MÉDIO
Todos os pontos monitorados nas praias de Palmares do Sul, Mostardas, Tapes, Arambaré, Cristal e São Lourenço do Sul foram considerados próprios para banho. Os Balneários situados no Laranjal, em Pelotas, continuam impróprios para banho, com exceção do ponto localizado em frente à Avenida Rio Grande do Sul, no Balneário Santo Antonio.

RIO URUGUAI
Com exceção do balneário Fernando Schilling (em Jaguari, no rio Jaguari), todos os demais pontos de coleta da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai estão próprios para banho.

Nesta bacia hidrográfica a Fepam desenvolve o Projeto Balneabilidade nos municípios de Alegrete, Itaqui, Jaguari, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Mata, Santiago, São Vicente do Sul, Cacequi, Rosário do Sul e Dom Pedrito.

LAGO GUAÍBA
Na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba os balneários considerados próprios para banho são: Praia Nova (Cachoeira do Sul, rio Jacuí), Praia Cachoeirinha (General Câmara, rio Jacuí), Praia das Tunas (Restinga Seca, rio Vacacaí), Balneário Nova Palma (Nova Palma, rio Soturno), Praia Santa Vitória (Rio Pardo, rio Jacuí), Balneário Passo do Verde (Santa Maria, rio Vacacaí), Praia das Pombas (Parque Itapuã, lago Guaíba), Praia da Pedreira (Parque Itapuã, lago Guaíba).

Os balneários de Sans-Souci (Eldorado do Sul, no Lago Guaíba), Praia da Alegria (Guaíba, lago Guaíba), Praia da Florida (Guaíba, lago Guaíba), Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro, lago Guaíba), Praia Carlos Larger (Candelária, rio Pardo) e a Praia do Encontro (São Jerônimo, rio Jacuí) estão impróprias para banho.

A Fepam alerta que as chuvas alteraram as condições de banho nas praias de Jaguari, Candelária e São Jerônimo, pois carregaram contaminantes para os cursos de água.

Comentários

Comentários