Rio Grande do SulGeral

Frente fria chega ao Sul do Brasil com risco de chuva e temporais isolados

A chegada de uma frente fria entre amanhã e quarta-feira vai provocar mudanças significativas no clima da região Sul do Brasil, com previsão de chuva e risco de temporais isolados em diversas áreas dos três estados.

O sistema frontal terá um deslocamento lento, com a instabilidade atingindo algumas regiões somente a partir de quarta-feira.

Embora a instabilidade pré-frontal já tenha causado chuva isolada nesta segunda-feira no Sul do Rio Grande do Sul, a mudança mais ampla no tempo, com precipitação em um maior número de cidades, está prevista para ocorrer a partir desta terça-feira.

Previsão para terça-feira: mudança no tempo com calor intenso na Metade Norte

O sistema frontal começa a ganhar força ainda entre a madrugada e o início da manhã de terça no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, trazendo chuva e trovoadas.

Já nas demais áreas, o sol ainda predomina com algumas nuvens, e as temperaturas sobem rapidamente, impulsionadas pelo vento Norte e pela fumaça que chega do Norte da América do Sul.

Durante o dia, enquanto a frente fria atua principalmente no Oeste e Sul do estado, as temperaturas na Metade Norte se elevam de forma acentuada, resultando em muito calor especialmente nas regiões Noroeste e Norte gaúcho.

À medida que a frente avança lentamente em direção ao Norte, o aumento da nebulosidade deve levar chuva a várias cidades do Centro e da Metade Norte, embora algumas localidades mais ao Norte possam terminar a terça-feira sem registros de precipitação e com clima quente.

Quarta-feira: chuva e instabilidade em Santa Catarina e Paraná

Na quarta-feira, a frente fria avança sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul, trazendo mais chuva para esta região, além de atingir pontos de Santa Catarina e Paraná, segundo a MetSul.

Na Metade Sul gaúcha, a instabilidade diminui, embora ainda haja chances de precipitação em alguns pontos. No Oeste do estado, o tempo já começa a firmar.

Quinta-feira: tempo melhora gradualmente no Sul do Brasil

Na quinta-feira, a frente fria se desloca mais para o Norte e perde força.

Em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, ainda pode chover de forma isolada, mas o tempo melhora em várias regiões paranaenses e catarinenses. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predominará em grande parte do estado.

Previsão de volumes de chuva e risco de temporais localizados

A passagem desta frente fria não deve trazer volumes elevados de chuva para a região Sul, com exceção de alguns pontos isolados, onde as precipitações podem atingir até 50 mm, principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

No entanto, os acumulados não serão extremos, como os registrados na semana anterior, quando algumas áreas da Metade Sul gaúcha chegaram a contabilizar mais de 300 mm de chuva.

Por isso, não se espera agravamento significativo das cheias nos rios da região Sul do estado.

O risco de tempo severo é considerado menor em comparação à última semana, mas ainda há a possibilidade de temporais isolados, com granizo e ventos fortes localizados, especialmente devido ao avanço da frente fria em uma atmosfera bastante aquecida.

Comentários

Comentários