Variedades

Frente fria rompe bloqueio atmosférico e traz chuva intensa ao Sul e Centro-Oeste do Brasil

Nos próximos dias, segundo a Metsul uma frente fria irá avançar sobre o Sul do Brasil, abrangendo também parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, trazendo chuvas significativas e aliviando a intensa onda de calor que domina essas áreas.

Este fenômeno romperá temporariamente o bloqueio atmosférico causado por uma extensa massa de ar seco e quente.

A partir desta quarta-feira, a massa de ar quente irá se deslocar para o Sul, cobrindo grande parte do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem permanecer elevadas, especialmente na Metade Norte do estado.

Este movimento reforça a instabilidade ao longo de uma frente semi-estacionária, o que pode resultar em chuvas e temporais isolados com raios e granizo no Uruguai e em regiões próximas do Rio Grande do Sul, como a fronteira, o Oeste e o extremo Sul.

Na quinta-feira, a frente fria começará a se mover em direção ao Norte, impulsionada por uma massa de ar frio que avança pela Argentina e Uruguai.

Este sistema frontal trará chuva para todas as regiões gaúchas ao longo do dia, com possibilidade de precipitações também no Oeste de Santa Catarina até o final da quinta-feira.

Na sexta-feira, o tempo deverá melhorar no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul, mas a frente fria continuará avançando, provocando chuvas no Norte gaúcho, em Santa Catarina e na maior parte do Paraná.

A divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode experimentar chuvas mais intensas.

No sábado, a frente fria avançará sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, trazendo chuvas para todo o Paraná, algumas áreas de Santa Catarina e para o Sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuvas isoladas devido à formação de um sistema de baixa pressão.

No domingo, a frente fria atuará principalmente no Atlântico, ao longo da costa brasileira, provocando chuvas no Leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de precipitações isoladas em Mato Grosso do Sul e Sul de Minas Gerais.

No Sul do Brasil, o sistema de baixa pressão poderá trazer chuvas localizadas.

Comentários

Comentários