Fundação Getúlio Vargas faz pesquisa sobre turismo em Torres
Com o propósito de analisar as potencialidades e levantar indicadores no município, esteve em Torres, entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, a técnica Janailda Saboia Marques Mourão, da Fundação Getúlio Vargas à serviço da Secretaria Estadual de Turismo para realização do diagnóstico.
Pontos turísticos foram visitados e várias autoridades e entidades entrevistadas.
Torres é uma das cidades do Rio Grande do Sul que são alvos de estudo com o propósito de melhor equipar-se para o turismo. O Ministério do Turismo conta com um total de 65 destinos indutores.
Por enquanto, no Rio Grande do Sul foram apontados pelo Mtur três destinos indutores: Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves. Com o objetivo de desenvolver o turismo regional, a Setur alinhada com a Política Nacional de Turismo, selecionou 26 destinos no Estado para a aplicação do estudo. Em 2010, Torres já foi alvo do início da pesquisa com levantamento de dados junto aos turistas na Praia Grande.
O relatório final desta pesquisa será apresentado em março de 2014, num primeiro momento, em Porto Alegre. Numa segunda etapa, o estudo será apresentado em Torres, com a participação do trade turístico.
Conforme a técnica em Turismo, Marcia Merllo, da Setur e Gerente do Projeto Estudos de Competitividade RS, a Secretaria de Estado de Turismo, a metodologia de pesquisa é a mesma que vem sendo realizada desde 2008 nos 65 destinos turísticos indutores em todo o Brasil, organizada pelo Ministério do Turismo.
No Litoral Norte foram contemplados Torres e Capão da Canoa. De acordo com Janailda Saboia Marques Mourão, o objetivo deste levantamento é gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas por parte dos destinos, pois possibilita a identificação das áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas ao longo do tempo.
Com os relatórios de 2012 e 2013, o município terá condições de analisar a evolução nas 13 dimensões avaliadas como Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.