Geral

Fundo municipal beneficiará micro e pequenas empresas em Osório

Nesta quarta-feira, dia 6, o Prefeito Romildo Bolzan Júnior, participou de um café da manhã no Centro Empresarial de Osório, para realizar uma palestra sobre os projetos realizados e os que estão em andamento no Município. Uma das novidades para o setor empresarial é a criação de um fundo municipal de apoio às micro e pequenas empresas, onde cada empresa poderá retirar até 10 mil reais.

O valor total disponível no fundo será de 300 mil reais. O projeto, que ainda será encaminhado a Câmara de Vereadores de Osório, será um estímulo para as empresas em meio a um ano de crise mundial.

O Prefeito começou a palestra falando sobre o encerramento do cronograma de 2008, onde obras como as do posto de saúde, construção das duas escolas e programas habitacionais, estavam incluídos.

Sobre os projetos em andamento para 2009, Romildo afirmou que a conclusão do mirante no Morro da Borússia atrasou porque houve modificações, somente a iluminação vai ter um custo de 80 mil reais. “Será um marco fundamental do turismo em Osório”. Ele ainda ressaltou que a Administração está buscando parcerias para colocar um hotel no Morro da Borússia.

Outro projeto turístico, o da Lagoa do Marcelino, já obteve a licença prévia, mas pela grandiosidade do complexo turístico, as licenças ambientais estão sendo analisadas, uma área de um hectare para a realização da compensação ambiental já foi definida.

A estação de tratamento de esgoto, com um custo, em torno de 22 milhões de reais, deverá estar totalmente concluída em setembro 2010. Segundo o Prefeito, 78% das casas estão em condições de fazer a ligação com a rede de esgoto. Até o final deste ano, a estação onde o esgoto será tratado, nas margens da RSC-101, deve estar concluída.

Uma das questões colocadas pelo Prefeito foi a possível implantação do Pólo Metal Mecânico, mesmo com a crise mundial, a empresa interessada em se instalar em Osório, apresentou um projeto com investimentos de 247 milhões de reais, em que o Município se comprometeria em investir 67 milhões parcelados. No projeto entregue pela empresa a Prefeitura, está a geração de 2400 empregos diretos.

Sobre os aspectos envolvendo o trabalhador, como moradia e educação, o Prefeito ressaltou que o ano de 2009 vai fechar com mais de 600 moradias construídas pelo Município e anunciou a construção de novas escolas de educação infantil que devem abrir 800 novas vagas. “O trabalhador melhor assistido, vai trabalhar mais e se a pessoa não tem onde deixar os filhos, ela não trabalha”, afirmou.

Outro assunto debatido é a questão do asfaltamento das ruas da cidade. Várias vias devem ser recapeadas. O acesso à cidade pelo Cemitério, às margens da Estrada do Mar, já tem um projeto aprovado na Câmara de Vereadores, faltando apenas a liberação do Daer e que, em dois anos deve ser concluído. “Nós vamos recapear várias ruas, fizemos um grande investimento nos bairros e temos um projeto de sinalização que já está pronto”, afirmou. Com a vocação do Município para o turismo, o Prefeito ressaltou que as ruas, o calçamento, têm que estar em perfeitas condições.

Após a palestra, os empresários presentes puderam fazer perguntas ao Prefeito Romildo Bolzan Júnior. Entre elas, estavam questões sobre o Parque Eólico que, segundo o Prefeito, vai ser duplicado em Osório.

Ainda surgiram questões sobre a polêmica criada pela Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha sobre a Lagoa dos Barros fazer parte da Estação de Tratamento de Esgoto, e o Prefeito enfatizou mais uma vez que a área foi escolhida pela Fepam e a Corsan. E, por último, foi reivindicada uma maior participação dos empresários junto a Prefeitura.

O Prefeito lembrou da existência do Conselho Econômico que deve ser reativado. O Secretário de Desenvolvimento e Turismo Jorge Ramos, presente na palestra, ressaltou que já estão iniciando as reuniões para a reativação do Conselho Econômico do Município.

Comentários

Comentários