Gilberto Gil diz que TV pública foi desprezada no país
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que a televisão pública foi desprezada no país. Por isso, acrescentou, é preciso modernizar e atualizar esse tipo de emissora. A afirmação foi feita durante a reunião do Fórum Nacional de TVs Públicas, realizada no Rio de Janeiro.
Ele lembrou que a TV pública recebeu um certo investimento durante o regime militar, mas, nos anos seguintes, foi perdendo espaço no país. A avaliação vai de encontro à opinião do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, de que é preciso aproveitar o momento de implementação da televisão digital para melhorar as emissoras públicas.
Gil afirmou, ainda, que a discussão sobre TV pública recebe amplo apoio do governo federal, e está sendo consolidada nos diversos setores da sociedade.
– Nunca houve tantos artigos, opiniões, reportagens, críticas e manifestações sobre a questão da comunicação social e da televisão pública brasileira – disse Gil – Quero sublinhar essa visão da nossa sociedade, ao estabelecer a importância da TV pública e ao firmá-la como instituição chave da vida sociocultural brasileira e da vivência contemporânea.