Governador sanciona lei do ProUni RS que concederá 500 bolsas no primeiro semestre de 2013

O governador Tarso Genro, sancionou na tarde desta sexta-feira (06), no Palácio Piratini, a lei que institui a versão gaúcha do Programa Universidade para Todos (ProUni). As bolsas serão dirigidas a alunos que desejarem receber formação tecnológica em setores prioritários para o desenvolvimento econômico do Estado. As primeiras 500 bolsas serão oferecidas já no primeiro semestre de 2013.

“O ProUni gaudério é um programa que justifica a vida de um gestor”, afirmouTarso Genro. Para o governador, este momento sinaliza a mudança de paradigma perante a inclusão social. “Estamos alinhando a possibilidade de formação com o projeto de desenvolvimento regional do RS”.

O programa vai beneficiar 1.250 estudantes de nível superior com bolsas integrais no valorde R$ 700, e a seleção dos estudantes será pelos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o perfil socioeconômico. O ProUni RS integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação.

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e coordenador executivo do Pacto, Cleber Prodanov, destacou que o ProUni estadual tem avanços significativos em relação ao nacional. “Nosso programa vai beneficiar estudantes direcionando a formação para os segmentos de petróleo e gás, eólico,e oceânico, que são estratégicos para o RS”.

Em agosto deste ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançará edital para a seleção das instituições comunitárias de ensino que integrarão o ProUni RS. O investimento total vai ser de R$ 43 milhões, até 2014. Logo após a sanção da lei, o Conselho Gestor do ProUni RS realizou sua primeira reunião a fim de regulamentar o programa.

Estiveram na solenidade o Chefe de Gabinete do Governador e secretário executivo do Pacto Gaúcho pela Educação, Vinícius Wu, a secretária adjunta da SCIT, Ghissia Hauser, o diretor administrativo da SCIT, Gilmar Valadares, e o secretário Habitação e Saneamento, Marcel Frison, que acompanhou também a sanção da lei do Aluguel Social.

Comentários

Comentários