Governo alerta que prevenção contra a dengue deve acontecer o ano inteiro

O Governo do Estado adotou medidas para evitar a criação de focos do mosquito transmissor da dengue. Em Ijuí, subiu para 428 o número de casos notificados da doença, desde o dia 22 de fevereiro. A governadora Yeda Crusius destacou que o Estado vai cercar a epidemia. A Vigilância Sanitária está na região e concentra os esforços na prevenção, por fumaça, em folhetos e com ajuda da comunidade.

Yeda frisou que a prevenção à doença ocorre o ano inteiro e principalmente no verão, já que o mosquito se desenvolve no calor. “Não vamos deixar nenhum perigo, como a água limpa [parada] que esteja nas casas”, orientou. “O governo fará a sua parte no cerco à epidemia. Vamos buscar evitar o mosquito transmissor.”

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirmou que, além das ações desenvolvidas pelo Governo, o mais importante, neste momento, são os cuidados com a limpeza urbana, eliminando os focos do inseto. “Não podemos deixar lixo nas calçadas, ruas e terrenos. É preciso tapar buracos, entulhos e remover pneus de áreas abertas. Para isso, é necessário um esforço não só por parte dos governos, mas também a colaboração da população.”

Em Ijuí, o Estado disponibiliza recursos para a os postos de saúde que ficarem abertos até as 22h. Cada unidade receberá um incentivo de R$ 6 mil mensais. A cota de exames para o diagnóstico da doença foi aumentada em 20%. Mais recursos para internação também são negociados com o Hospital de Caridade de Ijuí.

A dengue é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença se manifestam da seguinte forma: 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto; 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos; 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital); 50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos e 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços. Tendo a mínima suspeita de contaminação, não devem ser utilizados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico. A orientação é de consultar um médico e ingerir bastante água.

Contra a proliferação do mosquito

– Evite acúmulo de lixo, ou seja, materiais em desuso, que retenham água parada como pneus, garrafas, copos e latas
– Tampe caixa d'água, poços, latões e filtros  
– Lave pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos dos insetos. É importante não permitir o acúmulo de água, podendo colocar areia, além de tratar as piscinas.

Comentários

Comentários