Governo disciplina operações para financiamentos concedidos a estudantes
O estudante tem de optar pela modalidade do Fies sem fiador no momento da inscrição ao programa e verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu. A adesão das instituições participantes do Fies ao FGEDUC é voluntária, pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
Outra mudança é a renegociação do prazo de pagamento dos contratos antigos. Os estudantes que tenham firmado contrato com o Fies até 14 de janeiro deste ano podem pedir a revisão do prazo total de quitação para até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de doze meses. Um estudantes de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, terá até 13 anos para pagar a dívida, contados a partir da formatura.
Para verificar o novo valor da parcela, um simulador estará disponível na página eletrônica do Fies a partir de hoje (21).
O pedido de renegociação deve ser feito pelo estudante no SisFies e formalizado pelo estudante e por seu fiador na agência bancária na qual a operação foi contratada.