Vida & Saúde

Governo do Estado convoca mobilização para um verão sem dengue

O plano de enfrentamento do Governo do Estado contra a dengue vai incluir o repasse de R$ 2,4 milhões para 120 municípios em recursos extras para o combate da doença no Verão. O anúncio foi feito aos gestores municipais na tarde desta sexta-feira (18) pelo secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, durante uma reunião de mobilização no auditório do Centro Administrativo do Estado.

O investimento vai priorizar os 75 municípios que apresentam infestação pelo mosquito transmissor (Aedes aegypti), além do litoral, balneários e fronteira. Outro destaque do evento foi a premiação do município de Ijuí pelo êxito no controle da dengue autóctone.

O município reduziu o número de casos confirmados de quase 3 mil em 2010 para nenhum em 2011. O prêmio de R$ 50 mil foi recebido pelo prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin. Trata-se de outra iniciativa da Secretaria da Saúde para motivar e reconhecer o trabalho dos gestores municipais no combate à dengue.

Elemar Sand destacou a importância dos gestores e trabalhadores da saúde para motivar toda a sociedade nos cuidados para a preveção da dengue, especialmente evitando o acúmulo de água parada.

O encontro de mobilização dos gestores encerra uma série de atividades realizadas na semana de capacitação de profissionais da saúde, que contou ainda com a apresentação da situação epidemiológica da dengue no RS e no País, feitas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e pela Organização Pan-Americada da Saúde (OPAS). A atividade antecede o Dia D de combate à dengue, que se realiza neste sábado (19), com programação em diversas cidades gaúchas, inclusive Porto Alegre e Cacequi, onde estará instalada a Interiorização de Governo, para marcar a intensificação das ações de prevenção, combate e controle da doença.

Em 2011, o RS apresentou uma significativa redução nos casos de dengue. Até o momento, foram confirmados 301 casos (103 importados e 198 autóctones, ou seja, contraídos em território gaúcho). Em todo o ano de 2010, foram quase 3,5 mil casos confirmados da doença.

Comentários

Comentários