Geral

Governo do Estado lança projeto de passeio ciclístico na praia para pessoas com deficiência visual

Depois de oportunizar a entrada no mar de pessoas com deficiência física nas cadeiras anfíbias, o Governo do Estado, garante agora aos deficientes visuais o direito de sentir o prazer de pedalar pela ciclovia a beira mar de Capão da Canoa. É o projeto piloto “Sentindo a brisa do mar” que será lançado nesta quinta-feira (07) na Casa do Governo em Capão da Canoa. O projeto irá oferecer, inicialmente, uma bicicleta, a Bike Tandem, com dois assentos e dois guidões, permitindo que o deficiente visual possa ser guiado pelo companheiro de passeio.

O projeto faz parte do programa Verão Numa Boa e existe graças a uma parceria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), e a Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) de Porto Alegre. O programa objetiva proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência na praia.

“A satisfação da Faders e da Anapps está colocada nesse projeto, mas ela estará ainda muito mais completa com os relatos que, certamente, virão das próprias pessoas com deficiência, que são os merecedores do cuidado que agora vem com o direito à acessibilidade, ratificando, cada vez mais, o respeito à cidadania”, comentou a diretora- presidente da Faders, Marli Conzatti.

Cadeira – Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado já havia lançado o projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para as pessoas com deficiência entrarem no mar com segurança. Mais leves e com pneus especiais para a areia, as cinco cadeiras compradas pela Faders são disponibilizadas às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, ao longo do verão, em Capão da Canoa, e os veranistas terão a ajuda de um salva-vidas para usá-las. O projeto Praia Acessível contempla ainda esteiras ecológicas, feitas por um funcionário da própria Faders, para facilitar o acesso dos cadeirantes à praia.

“Temos o programa de geração de oportunidades e a ideia foi fazer uma praia acessível dentro do Verão Numa Boa e fazermos uma praia democrática, dando oportunidades a todos”, afirmou o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, sobre as ações desenvolvidas neste período.

Comentários

Comentários