Vida & Saúde

Governo estadual reforça o enfrentamento das hepatites

O Governo do Estado intensificou o combate às hepatites virais com um trabalho de prevenção, informação, qualificação do acompanhamento dos portadores da doença e estruturação da rede de atendimento, especialmente através dos Centros de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (Cammis) já implementados em polos regionais do RS.

As ações são articuladas pelo Comitê Estadual Intersetorial para o Enfrentamento das Hepatites Virais, criado em 2008, vinculado ao Gabinete da governadora. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) integra o Comitê, que reúne ainda representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo, sociedades científicas e sociedade civil organizada e é coordenado pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius.

Em 2009, o Comitê intensificou a vacinação contra o vírus da hepatite B em adolescentes com idade entre 11 e 19 anos e disponibilizou esta vacina para podólogos, manicures, tatuadores e barbeiros. No total, o Estado vacinou 682.375 pessoas contra hepatite B no ano passado.

Foram implantados os Cammis em Rio Grande, Caxias do Sul e Passo Fundo e ampliada a capacidade de atendimento dos Cammis do Hospital Conceição e do Hospital Sanatório Partenon, ambos em Porto Alegre. Outra realização importante foi a constituição da rede de laboratórios para a oferta de exames dos mais simples aos mais complexos (sorologia, biologia molecular e biópsias hepáticas).

Campanhas de informação também foram desenvolvidas, com material educativo sobre as hepatites A, B e C, formas de transmissão e prevenção, e cartilhas de biossegurança para manicures, podólogos, cabeleireiros, além de tatuadores e colocadores de piercings. Mais de cem profissionais das vigilâncias epidemiológicas das Coordenadorias Regionais de Saúde e dos municípios receberam capacitação sobre a doença.

Comentários

Comentários