Governo Federal anuncia escola técnica em Osório

O Ministério da Educação divulgou na manhã de hoje os municípios brasileiros que foram contemplados com escola técnica. Entre eles o município de Osório, um dos 10 do RS.

O Ministério da Educação vai investir R$ 750 milhões na construção de escolas técnicas federais em 150 municípios. Todos  os estados e o Distrito Federal serão contemplados na segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Haverá ainda a destinação de mais R$ 500 milhões, por ano, para custeio e salários de professores e funcionários.
Quando concluídas as duas fases do plano de expansão, serão criadas  274 mil vagas — hoje, são 160 mil —, o que ampliará em 171% o acesso de jovens ao mundo do trabalho. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Para a escolha de cada município foi adotado o conceito de cidade-pólo, de forma a alcançar o maior número de regiões, além da sintonia com arranjos produtivos locais. As novas unidades terão, em média, raio de abrangência de 50 quilômetros. Inicialmente, elas vão oferecer pelo menos cinco cursos técnicos de nível médio. As áreas dos cursos serão debatidas em audiências públicas nas regiões durante 120 dias. As primeiras escolas, segundo as previsões, serão inauguradas no primeiro semestre de 2008, com início das aulas em agosto. Os concursos públicos para a contratação de professores e funcionários ocorrerão nos primeiros meses do próximo ano.

Para definir a seqüência das obras, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) baseou-se nas contrapartidas oferecidas pelos municípios, conforme chamada pública. A classificação será dividida por estado.

Classificação/Municipio

Previsão de Construção

1° Erechim

2008

2° São Borja

2008

3° Santa Rosa

2008

4° Osório

2008

5° Bagé

2008

6° Venâncio Aires

2009

7° Porto Alegre

2009

8° Camaquã

2009

9° Caxias do Sul

2010

10° Panambi

2010

A escola a ser construída em Osório ficará localizada na esquina formada pela avenida Santos Dumont e rua Albatroz.

Comentários

Comentários