Governo gaúcho especializa professores para atender pessoas com deficiência

O Governo do Estado está realizando diversas atividades alusivas à garantia de direitos para as pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul, durante o mês de agosto. De acordo…
O Governo do Estado está realizando diversas atividades alusivas à garantia de direitos para as pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul, durante o mês de agosto. De acordo com a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências e de Altas Habilidades (Faders) iniciou a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O curso terá 152 horas e visa fortalecimento das redes de ensino, garantindo não somente o acesso à escola comum, mas a permanência e a aprendizagem de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades. A turma é composta por 30 alunas dos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Guaíba, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Capivari do Sul, Osório, Campo Bom, Alvorada, Palmares do Sul e Capivari. As aulas vão até dezembro com apresentação de trabalhos de conclusão de curso. Devido grande procura, há expectativa para novas turmas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Conforme Clarissa Alliati Beleza, coordenadora substituta de educação da Faders, o curso tem como principal diferencial o professor mediador, que acompanha todas as aulas e vai relacionando os conteúdos das diversas disciplinas através da prática da mediação. “É importante identificar as barreiras que estão impedindo o aluno de participar nos diferentes contextos da escola e propor recursos e serviços para potencializar a inclusão”, explicou.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas