Governo lança a 4ª Edição do programa Verão Numa Boa 2014/15

GD_20141217113450verao003cf171214O governo do Estado apresentou, na manhã desta quarta-feira (17), no Palácio Piratini, a 4ª edição do programa Verão Numa Boa, onde foram detalhados os serviços que estarão disponíveis no litoral a partir do dia 20 de dezembro. O programa é resultado da articulação institucional de governo e planejamento, em conjunto com mais de 30 diferentes órgãos públicos. Visa atender o deslocamento de parcelas expressivas da sociedade às praias e balneários gaúchos.

A secretária da Coordenação da Assessoria Superior do Governador, Mari Perusso, ressalta que o programa é resultado de uma atitude e orientação do Governador Tarso Genro desde 2011. “Nós estamos deixando para o próximo governo, mais do que isso, para a sociedade gaúcha, um legado da continuidade de uma política de estado que vai garantir o bem-estar de gaúchos e de outras nacionalidades que optarem por nossas praias e balneários”, afirmou.

O assessor superior do Governador e coordenador do Verão Numa Boa, Rodrigo Oliveira, falou sobre a relevância do programa que consegue atender aos mais de três milhões de turistas e veranistas que se deslocam para o Litoral Norte, Litoral Sul e Costa Doce. “A grande preocupação que nós temos esse ano é garantir que os serviços essenciais não tenham nenhum tipo de descontinuidade mesmo com a transição do governo”, disse.

Já o chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Leonel Andrade, garantiu que haverá segurança no litoral. “A Brigada Militar está realizando a 45ª edição da Operação Golfinho. Nós temos já uma certa expertise pelo número de operações que realizamos para atender toda a população que vai em direção ao nosso litoral. Fazemos uma manobra, um estudo, um planejamento e garantir a segurança da população”, disse.

O Verão Numa Boa tem como objetivo fazer do veraneio gaúcho uma referência em matéria de serviços, lazer, infraestrutura, adicionando potência à economia do turismo. Sua 4ª edição terá início no dia 20 de dezembro e o seu encerramento está previsto para o dia 01 de março de 2015.

Serviços essenciais já planejados, com execução garantida para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro:

– IPE: Prestação de atendimento nas áreas médica e previdenciária, capaz de comportar aumento de demanda

– IGP: Garantia de serviços de criminalística, médico legal e identificação;

– PC – Operação Verão da Polícia Civil: Aumento do efetivo policial no período das

Férias de verão nos locais de maior incidência de pessoas, incluindo Litoral, Serra Gaúcha e fronteiras.

Reforço Total: 1671 servidores.

– BM – Operação Golfinho: emprego de contingente de 1875 servidores da Brigada Militar em policiamento ostensivo, segurança no trânsito, bombeiros e salva-vidas entre 19 e 31 de dezembro. Ampliação para 3000 servidores de janeiro a 02 de março

– Sefaz: Reforço atuação fazendária

– Metroplan: Ajustes tabelas de horários e novos itinerários transporte público

intermunicipal

– Banrisul: Ampliação da estrutura e horários de atendimento

– Setur: Manutenção da estrutura de orientação turística do Estado através de 25 Centros de Atenção ao turista

– Saúde: Reforço Bases Municipais da SAMU, instalação de Unidades Móveis de Alta e Média Complexidade nas Rodovias, aumento capacidade operacional de 12

Pronto-Atendimentos: 24h nos Litorais Norte e Sul, incremento na política de Atenção Básica e outras iniciativas através da destinação de R$7.881.151,20

– Daer: Intensivo manutenção malha rodoviária que atende as regiões litorâneas

– Fepam: Monitoramento condições de Balneabilidade do Estado do RS, a apartir de 83 pontos em praias e balneários do estado.

– CEEE: Trabalho preventivo de desanilização, manutenção e reforço de redes para garantia plena do fornecimento de energia, além de ampliação das equipes de atendimentos.

– Corsan: Reforço de equipes e estruturas de trabalho para garantia plena do fornecimento de serviços em saneamento.

– Procon: Atuação preventiva e fiscalizadora para garantia de direitos de turistas, veranistas e população local.

Oferta de políticas públicas e ações eletivas , já planejadas e prontas para a execução a partir de janeiro:

– Ações de promoção de Direitos Humanos e Promoção dos Direitos e políticas públicas para as mulheres

– Ações de promoção em saúde (já ocorrendo a partir da CEVS)

– Ações de inclusão para acessibilidade

– Ações de educação ambiental

– Ações de inclusão digital e internet livre (8 pontos no RS já instalados e em funcionamento a partir do dia 20 de dezembro)

– Ampliação da cobertura e programação ao vivo da TVE

– Atrações culturais e shows de verão

– Campanhas de promoção para o trânsito seguro

– Campanhas de promoção do Rio Grande do Sul como um Grande Destino (turismo)

– Disponibilização de espaços de leitura

– Ações de promoção de educação em Defesa Civil

– Promoção de ações e eventos esportivos

Luciana Alcover

Comentários

Comentários