Vida & Saúde

Governo lança campanha de vacinação contra a gripe com reforço no número de doses

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2013 será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, disponibilizando gratuitamente 3,185 milhões de doses no Rio Grande do Sul, para a imunização dos grupos prioritários. O ato de lançamento da vacinação no Estado ocorreu nesta sexta-feira (12), no Palácio Piratini.

O governador Tarso Genro recebeu a primeira dose da Campanha, como representante do grupo de pessoas com 60 anos ou mais, e destacou a importância da mobilização. “Esperamos salvar muitas vidas”. O total de vacinas disponibilizadas supera em mais de 1 milhão o número de doses do ano passado durante a campanha. O incremento deve-se à inclusão de dois novos grupos prioritários: mulheres que tenham dado à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.

Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a vacinação contra a influenza (gripe) reduz em, aproximadamente, 50% as hospitalizações e mortes pela doença e suas complicações, mesmo nos idosos e em grupos que apresentam comorbidades, particularmente em períodos de maior circulação do vírus. No grupo das pessoas com 60 anos ou mais, a vacina também está associada a reduções substanciais no risco de hospitalização por doença cardíaca, doença cerebrovascular e pneumonia, reduzindo consequentemente a morte por essas causas.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, destacou o trabalho de mobilização junto aos municípios para atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo. “As pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, e dor na garganta ou no corpo devem procurar atendimento médico logo no início dos sintomas”. O medicamento – que estará disponível em todo o Estado – é distribuído gratuitamente em farmácias municipais, pronto atendimentos, hospitais e outros serviços, mediante receita médica, mesmo que tenha sido emitida na rede privada.

Além da vacinação e do tratamento, as medidas diárias de prevenção também foram lembradas pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Ações preventivas
A chamada etiqueta da gripe inclui a proteção da boca e do nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo; lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel; assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas

Proteção e público-alvo da vacina
A vacina protege contra 3 tipos de vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano. A escolha das cepas considera os vírus com maior circulação nos últimos meses. A população total a ser vacinada no Estado é estimada em cerca de 2,9 milhões de pessoas. A meta estabelecidade pelo Ministério da Saúde é de 80% de cobertura desta população, o que corresponde a 2.362.948 pessoas. Confira a estimativa de população por grupo:

Grupo prioritário/População estimada
Crianças de seis meses a menores de 2 anos – 206.574
Gestantes – 103.287
Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias – 16.979
Pessoas com 60 anos ou mais – 1.467.957
Pessoas com doenças crônicas – 820.000
Trabalhadores em Saúde – 241.576
Indígenas aldeados – 20.933
População privada de liberdade – 31.380

As pessoas com doenças crônicas com indicação para receber a vacina são os portadores de doença crônica respiratória, doença renal crônica, doença cardíaca crônica, obesidade mórbida e diabete mellitus. Estas pessoas devem levar uma prescrição médica ao posto de vacinação para comprovar a sua indicação à imunização.

Campanha publicitária e cartilha educativa
Para mobilizar a população a procurar os postos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou na quarta-feira (10) uma campanha publicitária protagonizada pelo escritor Luis Fernando Verissimo. “No ano passado, uma gripe quase me levou à morte. Foi aí que me dei conta de que a gripe é coisa séria e pode matar”, afirma o escritor nas peças de áudio e vídeo que estão sendo veiculadas nas emissoras de rádio de TV de todo o Estado até o dia 20.

O chamado à campanha conta ainda com o reforço da CEEE, que divulga informações sobre a vacinação nas contas de luz do mês de abril, e do Banrisul, que reproduzirá as peças da campanha no home banking e em terminais de atendimento.

A SES desenvolveu também uma revista para ser trabalhada na rede pública de ensino, que aborda os três eixos do combate à gripe: a vacinação, a prevenção e o tratamento. Voltada para crianças entre 11 e 13 anos, a revista utiliza o recurso da história em quadrinhos para contar a história da “Família CEVS”, que se vê diretamente envolvida com os efeitos da gripe. A distribuição do material para as escolas públicas de todo o Estado será feita pela Secretaria Estadual de Educação.

A publicação foi lançada na manhã desta sexta-feira (12), durante a segunda etapa do Seminário Estadual de Influenza. Conforme o secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, o público infantil pode servir como agente multiplicador dos métodos de prevenção da gripe e demais doenças por “absorver as informações de forma mais clara e objetiva”.

Comentários

Comentários