Granizo não para de fazer estragos no RS e vai continuar, segundo Metsul

43431Subiu para 45 o número de municípios atingidos pelas chuvas torrenciais e de granizo desde a última quarta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento da Defesa Civil do Estado, agora são 2.484 famílias afetadas, o que representa 10.337 pessoas.

E os estragos podem aumentar segundo a Metsul, já que o risco de granizo no estado persiste por todos os dias até metade da semana que vem.

Isso porque uma frente semi-estacionária atua RS entre o ar frio de Sul e massa de ar muito quente ao Norte. O fluxo de ar quente de Norte é o “combustível” para formação de nuvens carregadas e tende a aumentar com o reforço da massa de ar quente no Sul do Brasil, no fim de semana e na próxima semana.

Por isso, a chuva e os temporais de granizo devem aumentar nos próximos dias.

Recomendações

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.

Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e ainda manter o cuidado com as crianças próximas a rios.

É de extrema importância que as comunidades se previnam, seguindo as orientações da Defesa Civil municipal e estadual, saindo de suas casas, quando necessário, e informando quaisquer danos ou riscos.

Problemas devem ser comunicados, inicialmente à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de cada localidade. A Defesa Civil estadual conta com atendimento 24 horas, pelo telefone 199, e equipes, que dão suporte aos municípios gaúchos.

Comentários

Comentários