Vida & Saúde

Hemocentro tem movimento recorde de doadores

O Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs) recebeu, nessa segunda-feira (28), aproximadamente, 900 pessoas para o ato solidário da doação de sangue, um movimento recorde na história do serviço de hemoterapia. Conforme a diretora-técnica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) – instituição que administra o Hemocentro -, Silvia Spalding, a população gaúcha atendeu ao apelo em favor das vítimas da tragédia de Santa Maria, “revelando extrema solidariedade”.

Juntamente com a equipe de servidores, reforçada por profissionais voluntários da área da saúde e do Exército, foi possível o atendimento de 336 pessoas, resultando na coleta efetiva de quase 300 bolsas de sangue. Outros 139 doadores foram transportados para bancos de sangue de Porto Alegre e Região Metropolitana e mais cerca de 400 pessoas fizeram cadastramento para doação futura com agendamento prévio. O movimento total da segunda-feira foi equivalente a quase duas semanas de trabalho em períodos de normalidade.

O Hemocentro espera novamente grande movimento para esta terça-feira (29), reiterando que a prioridade é para o atendimento de doadores com tipos sanguíneos negativos, que são mais raros, especialmente o “O” Negativo. Demais doadores devem ligar para (51)3336.6755 e agendar a sua doação, possibilitando um atendimento mais rápido ao longo das próximas semanas.

O Hemocentro ressalta que os estoques de sangue no Estado estão regulados. Neste momento não existe a necessidade da população priorizar doações sem o agendamento prévio, pois primamos em manter a qualidade no atendimento e o acollhimento merecido à população doadora.

A Direção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde  (FEPPS) e do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), médica Marisa Martinelli Meruvia, juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde, agradecem à população pela mobilização em prol das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria no domingo (27).

Comentários

Comentários