Hidrojateamento é alternativa para diminuir alagamentos na cidade de Osório

Teve início na manhã de quarta-feira (12) o trabalho de hidrojateamento – a desobstrução da canalização da rede de drenagem na esquina das Ruas Barão do Rio Branco e Garibaldi.

A iniciativa da Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Obras, Trânsito e Saneamento, é executada pela Guguê, uma empresa especializada em serviços dessa natureza.

Inicialmente, o hidrojateamento será feito nas ruas transversais da Costa Gama, onde há os maiores problemas de alagamentos. Na próxima fase, a ação acontecerá em outros pontos situados nos Bairros: Porto Lacustre, Albatroz e Glória. A empresa contratada atua com o acompanhamento da equipe de drenagem da secretaria de Obras, Trânsito e Saneamento.

 – É um processo importante no sistema de drenagem, que consiste na forma de colocar um jato com pressão de água e após fazer a sucção de material. O trabalho vai contribuir no sistema de drenagem, minimizando os alagamentos.  Nós não vamos resolver todos os problemas de alagamentos num primeiro momento, mas, estamos fazendo ações na prática como a troca de tubulação, limpeza e ações como essa – explica Marcos Oliveira.

Segundo o prefeito Eduardo Abrahão esse é um processo inovador. – Nós estamos limpando a canalização na cidade e temos visto muito lixo que dificulta o trânsito da águia. Temos a expectativa que o escoamento da água seja melhor, após o término do serviço. A partir desse trabalho, com os canos mais limpos, teremos menos alagamentos. Isso é uma qualificação da cidade – afirmou.

A quantia de lixo de todos os tipos retirado da rede de drenagem é tão grande que surpreende. A comunidade precisa se conscientizar e não jogar lixo em locais inadequados. A equipe retirou pedras, garrafas pet, roupa, sacos pláticos, entretanto é preciso a colaboração de todos.

Na quarta-feira o Secretário de Obras, Trânsito e Saneamento, Carlos Aliardi retornou às atividades normais, após um período de férias.

Comentários

Comentários