História e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos de B. Pinhal
A Secretaria de Educação de Balneario Pinhal está ultimando os detalhes de inclusão no currículo da rede municipal de ensino a temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”. O tema se tornou obrigatório em todo o território nacional por força da lei nº 11645, de 10 de março de 2008, oportunidade em que está atualizando o currículo escolar e planos de estudo da rede municipal de ensino.
O conteúdo programático a que se refere o texto legal e objeto de adequação em todas as escolas do pais incluirá aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
A inserção destes temas dentro do ordenamento curricular será feito nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.