Via Férrea busca resgatar a história e incentivar a cultura em Osório
Réplica de casarios, teatro, antiga igreja. Esses serão alguns dos elementos que farão parte do Museu da Via Férrea no centro de Osório. O primeiro prédio pronto é o da Estação de Trem que está no local original de quando funcionava. Ele já está pronto e aguarda a colocação de um trecho de trilho ferroviário que abrigará futuramente uma réplica da locomotiva que transportava os osorienses.
Como se trata de uma obra relativamente grande, primeiramente, o Museu da Via Férrea contará apenas com a estação ferroviária. Futuramente, o projeto é agregar réplicas de prédios antigos de Osório, que servirão de oficinas de arte, música e teatro, além de contar sua própria história.
O local será uma espécie de praça e possui aproximadamente 1.500 m² de área. Constam no projeto, réplicas de edificações como antigo hospital, o clube Comercial, a antiga residência do casal Filhinho Rael e Dona Carola, além do solo, luminárias e fachadas semelhantes as que existiam em Osório no final do século XIX e primeira metade do século XX. Em maio, deverão estar concluídas a estação e a ornamentação da praça. A construção dos outros prédios será licitada em separado no futuro.