Hoje é dia do trabalhador

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador é um momento de relembrar as lutas e conquistas dos trabalhadores. A história desta data começa no século XIX, quando, em 1886, realizou-se uma manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, pois nessa época os trabalhadores chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia. 

A manifestação que deveria ter sido pacífica, resultou em vários mortos e feridos em conflito com a polícia. Três anos depois, em homenagem aos mártires de Chicago, o dia 1º de maio foi escolhido como Dia Mundial do Trabalho pelos participantes do Congresso Internacional de Paris de 1889 e tornou-se permanente durante um outro congresso realizado em 1891, que reuniu trabalhadores e intelectuais socialistas, proclamando assim esta data como Dia Internacional de Reivindicação de Condições Laborais.

No Brasil, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração do 1º de maio foi realizada em Santos (SP), na sede do Centro Socialista, em 1895. Mas, antes mesmo da abolição da escravidão (1888), o Brasil já tinha organizações de trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho. Porém, foi depois da abolição que a reivindicação por direitos trabalhistas se intensificou. No País, o dia foi oficializado feriado nacional devido a dois fatores: um projeto de lei do deputado Sampaio Ferraz aprovado no Congresso Nacional em 1902 e a Lei nº 662 de 1949.

Comentários

Comentários