Honda apresenta Projeto de Instalação de Parque Eólico em Xangri-Lá
A apresentação contou com uma palestra de Eberson José Thimming Silveira Coordenador de Energia e Comunicações e Gerente do Projeto de Expansão da Energia Eólica no RS, e por Arthur Sinhorini da Honda Energy Brasil, estiveram presente o Prefeito Cilon Silveira, o Vice-prefeito Xoto, Secretário de Administração Paulo Rosa, Sec. Da Fazenda Sílvio Luiz, Sec. Do Planejamento Patricia Rodrigues, Sec. De Obras Edmundo Cabreira, além dos nove vereadores do município.
A Honda avaliou mais de 30 localidades no Brasil e optou pelo município gaúcho pela sua infraestrutura. Isso porque há, entre outras coisas, rede de transmissão e subestação a 1 quilômetro de distância do local onde ficará o parque. Ao final da construção, que vai gerar 150 empregos diretos, a montadora deixará de emitir 2,2 milhões de toneladas de gás carbônico nas suas atividades, cerca de 30% do volume emitido atualmente.
Com investimento de R$ 100 milhões, a montadora deve gerar até 95 mil MW ao ano, quantidade equivalente ao consumo de uma cidade de 35 mil habitantes.
Serão instaladas em Xangri-Lá nove turbinas de 3MW, totalizando 27MW de capacidade instalada.