Vida & Saúde

Hospital de Osório terá únidade móvel para triagem de casos de gripe e informações

A Secretaria da Saúde esteve reunida, na manhã dessa quinta-feira, dia 23, com os diretores das escolas do município para esclarecer os professores sobre a situação da Gripe A na cidade e também dar orientações. Em Osório, não há registro de nenhum caso de Gripe A ou pessoas com suspeita da nova gripe, mas a reunião foi feita para ressaltar as medidas de prevenção à gripe esclarecendo as formas de contágio e sintomas.

Como não há casos da nova gripe em Osório, o calendário escolar da rede municipal não sofrerá alterações. As férias de inverno começam dia 24 de julho e a volta às aulas ocorre no dia 3 de agosto, como o previsto dentro do calendário.

O Secretário Substituto da Saúde, Gonzalo Rafael Pintos, orientou que além das salas de aulas ficarem bem ventiladas, na medida do possível, lavar bem as mãos e, ao espirrar, usar lenço.

Ele também esclareceu quando as pessoas devem procurar atendimento médico em caso de gripe.

“A pessoa tem que estar com febre acima de 38,5° C, dores musculares pelo corpo, tosse, dor-de-cabeça, algumas pessoas podem ter vômitos ou aquela pessoa que estiver com falta de ar”, esclareceu o Secretário Substituto da Saúde.

Na reunião além de professores, diretores de escola, participaram da reunião o Secretário de Educação, Gil Davóglio, e assessores da Secretaria e o Secretário da Saúde, Eduardo Abrahão que aproveitou para anunciar que a Secretaria estará, neste final de semana, na frente do Hospital São Vicente de Paulo, com uma únidade móvel para realizar atendimento de triagem e dar informações.

A equipe será composta por um Enfermeiro e um Médico. Ele também esclareceu que em Osório, os postos de saúde estão preparados para o atendimento desses casos específicos. “Em caso de confirmação da Gripe A, até 48 horas, é dado o medicamento fornecido pelo Governo do Estado e, fora isso, dependendo da situação do paciente, 99% dos pacientes, vão ficar em casa, vão fazer tratamento em casa como qualquer outra gripe, 1% pode exigir uma internação e tu podes exigir, em casos mais graves, 0,33%, são pacientes que podem necessitar de UTI”, afirmou o Secretário Substituto da Saúde.

Os principais sintomas da Gripe A são: febre acima de 38,5°C; dor-de-cabeça; vômito ou diarréia; falta de ar.

Em casos de dúvida, quem estiver gripado deve procurar os postos de saúde ou a tenda que será montada, nos próximos dias, na frente do Hospital em Osório.

Comentários

Comentários