Hyundai no Brasil
O local onde funcionará a fábrica não está definido, mas cogita-se que será em Guaíba, em um terreno que fica à margem da estrada do Conde, anteriormente destinado a outra fábrica, que desprezou a área há alguns anos atrás, instalando-se na Bahia, sem que se saiba até hoje o porquê.
Confesso que fiquei eufórico com a notícia. A despeito de não passar de um insignificante cidadão desses que andam por falta de alternativa, no máximo, de lotação, não deixo de admirar a beleza dos carros potentes, do “caminhonetões”, pretos ou cinzas, que desfilam reluzentes pelas ruas e estradas.
Também confidencio que tenho especial apreço pelos veículos coreanos e, se fosse afortunado, garanto que compraria um deles. Sentir-me-ia com uma certa soberba no volante, e olharia com ar superior a quem ousasse passar na minha frente.
Fico feliz e orgulhoso quando vejo que o meu operoso governador trará uma gigante montadora para o Estado, pouco se importando com os efeitos da mais-valia na relação entre o l'argent forasteiro e o trabalho do nosso modesto operário.
O meu governador e seu partido jamais se preocuparam com questiúnculas dessa natureza, sejamos justos e verdadeiros. Certamente dará incentivos merecidos à empresa, isenção de impostos, assim como foi feito com a concorrente Chevrolet, estimulando, dessa forma, a livre circulação de capitais internacionais, enfim, pela abertura da economia gaúcha para a entrada de multinacionais. Muito sábio e inventivo o governador.
Mas Sancho, meu inseparável vizinho, comilão e espanhol, me acorda do devaneio:
– Não é uma fábrica de automóveis, é de elevadores.
– Elevadores? Quer dizer que não vamos ver aquelas camionetas possantes, brilhantes, rodando por aí, fabricadas em Guaíba?
– Não. Vamos ver os veículos da Hyundai fabricados aqui deslizando verticalmente, assim mesmo em alguns prédios. Talvez uma ou outra escada rolante, não mais do que isso. Mas, pensando bem – continua meu fiel amigo –, não deixa de ser interessante o itinerário de um elevador: aquele sobe e desce, abre e fecha porta, alguns terão até ar condicionado quente e frio e também voz gravada anunciando os andares. Uma beleza!
Consternado, rendo-me aos argumentos do amigo, e fico pensando qual a vantagem em andar de elevador da Hyundai? Súbito me vem uma resposta aristotélica: será de graça e não haverá pedágio.
Heureca! Tarso é o caminho!!!
De elevador, muito naturalmente.