I Mostra de Arqueologia do Litoral Norte/RS em Osório
Iniciadas no dia 19 de abril, as atividades da I Mostra de Arqueologia do Litoral Norte/RS vem superando as espectativas dos idealizadores e organizadores do evento.
Já nos primeiros dois dias de atividades, o curso de História da FACOS recebeu mais de duzentos alunos de escolas de ensino fundamental e médio que participaram de visitação guiada. Esta visita de grupos escolares guiados por acadêmicos, de aproximadamente trinta minutos de duração, consiste em explicações dos conceitos de Arqueologia, sítios arqueológicos, etnologia, cultura, apresentação dos trabalhos acadêmicos em arqueologia, trabalhos de alunos da quinta série da Escola Municipal Santa Catarina de Imbé/RS e vídeo focando a Arqueologia e etnologia indígena.
Um dos objetivos do evento é colaborar com o ensino fundamental e médio da região e acadêmicos de outras disciplinas, com a difusão dos conhecimentos produzidos nas disciplinas acadêmicas de Arqueologia e Antropologia, buscando despertar a consciência de identidade e cidadania desses grupos indígenas, assim deconstruindo a idéia generalizante e esteriotipada de índio, levada às salas de aula por muitos livros didáticos.
Dentre outras exposições e trabalhos, estão expostos materiais arqueológicos coletados em escavações em sítios do Litoral Norte/RS e fotografias de grupos indígenas realizadas na Reserva Indígena da Varsinha no município de Caraá-RS.
A I Mostra de Arqueologia do Litoral Norte/RS, localizada nos corredores e auditório da FACOS, encerrará as atividades no dia 28 de abril próximo, estando aberta à comunidade em geral e recebendo grupos de alunos e acadêmicos para as visitações guiadas, nos turnos da tarde e noite, agendadas pelo telefone 51 3663-1763.