Educação

IFRS – Campus Osório recebe inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos

IFRS - Campus Osório recebe inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitosO processo seletivo de estudantes 2018/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições até o dia 7 de novembro de 2017. O Campus Osório oferta 348 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos (confira, abaixo, a lista de cursos ofertados).

As inscrições são realizadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou no campus (endereço abaixo), que disponibiliza computador conectado à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

As provas serão aplicadas em 3 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2018. Para mais informações e orientações, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes e superiores do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012. Para isso, no momento da inscrição (que pode ser feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deve optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2012 até o atual).

Processo seletivo unificado

No total, o IFRS oferece 4.608 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado. As vagas são para os 17 campi, localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Conheça as modalidades dos cursos oferecidos neste processo seletivo no Campus Osório:

Técnicos integrados – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos subsequentes – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

>> Opções de cursos, turnos, número de vagas para ingresso mediante prova e para ingresso pela nota do Enem:

Campus Osório (Avenida Santos Dumont, 2127 – Bairro Albatroz – Osório)

Técnico em Administração – integrado ao EM: manhã, 60 vagas

Técnico em Informática – integrado ao EM: manhã, 60 vagas

Técnico em Administração – subsequente ao EM: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Técnico em Eventos – subsequente ao EM: noite, 18 vagas para ingresso mediante prova + 17 vagas pela nota do Enem

Técnico em Panificação – subsequente ao EM: noite, 13 vagas para ingresso mediante prova + 12 vagas pela nota do Enem

Licenciatura em Letras Português – Inglês: noite, 18 vagas para ingresso mediante prova + 18 vagas pela nota do Enem

Licenciatura em Matemática: noite, 18 vagas para ingresso mediante prova + 18 vagas pela nota do Enem

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: noite, 18 vagas para ingresso mediante prova + 18 vagas pela nota do Enem

Tecnologia em Processos Gerenciais: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 19 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Comentários

Comentários