Imbé estuda forma de incluir o consumo de mel na merenda escolar
O primeiro contato aconteceu na segunda-feira (28), durante encontro realizado na Secretaria de Planejamento Urbano com o titular da pasta Osmar Junior. Na ocasião, o presidente da Apitra, Ivo Rodrigues de Oliveira, e o técnico agrícola, Delmar Afonso Dietz, destacaram as parcerias da entidade com as cidades de Balneário Pinhal e Osório, onde trabalham os problemas relacionados à criação, comercialização, tecnologia e a divulgação do produto.
Conforme o secretário Osmar Junior, a idéia é incluir o consumo do mel na merenda escolar. “Vou conversar com o prefeito e com o secretário de Educação para ver a viabilidade dessa proposta”, destacou.
Junior também pretende visitar a cooperativa apícola de Itati e, futuramente, construir uma casa do mel no município de Imbé. Para o próximo ano, ele destacou a possibilidade de realização de uma feira no Dia do Apicultor (22 de maio).
– O melhor mercado de mel é no litoral e a cidade de Imbé fica geograficamente favorável para sua fabricação, principalmente pelo fato de que as abelhas só produzem em ambiente saudável e ecológico. O ideal é fazerem o reflorestamento de plantas ricas em néctar, garantindo uma projeção de 500 colméias para garantir o abastecimento das cidades associadas – explica Delmar.
Segundo o presidente Ivo, cada vez mais se descobre atributos sobre esta resina produzida pelas abelhas. “O mel é conhecido por suas propriedades antibióticas, antissépticas, cicatrizantes e antiinflamatórias, além do tratamento de rinite, tosse, problemas digestivos, cárie, úlcera nervosa, sistite, problemas bucais”.