Imbé terá coleta seletiva a partir de março

A Secretaria de Planejamento Urbano de Imbé (Seplan) está implantando o projeto da coleta seletiva de lixo seco no município. As atividades iniciarão a partir do mês de março.

Segundo o secretário Osmar Luiz Oliveira da Silva Junior, primeiramente será distribuiída uma cartilha explicativa em todos os espaços públicos, na orla e nas residências de Imbé. “Após, faremos um trabalho de concientização nas escolas, com aulas e palestras sobre a educação ambiental”, comenta.

A cartilha será confeccionada pela Secretaria de Comunicação Social, onde terá informações sobre a importância da coleta seletiva, a separação dos materiais recicláveis e os tipos de resíduos.

Conforme Osmar, o recolhimento do lixo seco será feito inicialmente duas vezes por semana (segundas e quintas) através de dois caminhões – parceria da Seplan com a Secretaria de Limpeza Urbana. Já a coleta comum (lixo orgânico) está sendo realizado diariamente em todos os bairros e balneários.

Os lixos recolhidos serão encaminhados ao novo Pavilhão de Reciclagem, que está com as obras em processo de conclusão, no bairro  Nova Nordeste. Será criado nesta instalação um Centro de Triagem e serão oferecidos cursos de educação ambiental para orientar as equipes.

– Estamos criando com este projeto uma fonte de renda extra para muitas famílias de catadores que hoje vivem da reciclagem de latas, garrafas pets e de outros resíduos – relata.

Segundo Osmar, o primeiro passo nesse sentido já foi dado com a instalação de lixeiras seletivas na orla. “Na próxima temporada pretendemos utilizar mais caminhões e instalar as lixeiras nas principais avenidas, ruas e pontos turísticos de Imbé”.

Comentários

Comentários