Imbé trabalha para diminuir incidência de veículos na faixa de praia

faixa-de-praia-foto-divulgacaoA Prefeitura de Imbé executou nesta quinta-feira (05) uma vistoria na faixa de praia para verificar os pontos que estão sendo objeto de modificações de acesso conforme o Plano de Manejo de Dunas, licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). Participaram da vistoria o biólogo Pedro Terra Leite, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAP), e pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), Marco Antonio Silva.

O planejamento dos acessos à faixa de praia permite, em alguns pontos, somente a entrada de veículos oficiais, abastecimento dos quiosques e acesso para residências encravadas onde a entrada é exclusiva pela faixa de praia.  Estão sendo colocadas estruturas de concreto e realizadas melhorias no calçamento e drenagem para evitar o acesso de veículos.

Conforme Pedro, o impacto ambiental causado pelos veículos na orla prejudica a recomposição das dunas frontais, além de causar poluição com resíduos de óleo. Já Marco Antônio revela que a SEMUSP-T está confeccionando placas informativas proibindo a entrada de veículos não autorizados na faixa de praia. “Nós esperamos uma ação constante da Brigada Militar na autuação dos motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito”, afirma, destacando que a fiscalização deste tipo de infração cabe exclusivamente a BM. Ele completa reforçando que as medidas também servem para coibir o acesso de carros com som alto nos finais de semana que estão causando perturbação ao sossego durante as madrugadas, conforme diversas ouvidorias protocoladas na Prefeitura.

Durante a vistoria foram abordados motoristas próximos à guarita 128, no Centro, e repassadas as informações sobre a proibição. Eles atenderam prontamente as recomendações e retiraram seus veículos da faixa de praia.

Comentários

Comentários