Vida & Saúde

Imbé unida contra a dengue

Preocupada com o risco eminente de uma epidemia de dengue no Estado, a Vigilância Sanitária de Imbé, além das visitas às residências, estará fazendo um trabalho de conscientização da população no próximo sábado. A equipe de agentes da dengue vai estar em frente ao Supermercado Nacional e no Super 1,99, das 13 às 18 horas, distribuindo panfletos informativos alertando os cidadãos sobre os cuidados na prevenção da dengue.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Possui um período de incubação de 3 a 15 dias, podendo se manifestar de duas formas: clássica e hemorrágica. A dengue clássica tem como sintomas febre amarela, geralmente alta, dores de cabeça, musculares, nos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômitos. A doença na sua forma hemorrágica apresenta os mesmos sintomas da clássica, além de hemorragias generalizadas (boca, nariz, fezes e urina).

A dengue clássica não possui um tratamento especifico: repouso, muito líquido e uma boa alimentação são suficientes para a cura. Já a dengue hemorrágica pode levar à morte. Por isso, se for contatado qualquer um destes sintomas, procure o Serviço de Saúde mais próximo de sua residência.

Para evitar a proliferação do vírus é importante a população tomar alguns cuidados como: manter garrafas vazias com o gargalo para baixo; manter os pratos dos vasos sem água; não acumular pneus velhos com água; tratar as piscinas com cloro e caso não esteja em uso cobrir; colocar areia nos cacos de vidros dos muros; não deixar ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

Comentários

Comentários