Colunistas

Infância

Para recordar, pensar, refletir e reviver… a infância,isso mesmo a “INFÂNCIA” sim, e tudo que nos remeta ao mundo mágico de “Ser Criança”.

Dá para entender muito bem porque o Personagem Peter Pan queria fugir para a Terra do Nunca, não crescer e viver sempre na “IDADE SAGRADA” como se referem alguns autores quando também defendem a importância de viver plenamente esta fase da vida,e também apregoam o quanto ela é importante e decisiva para o desenvolvimento humano nas fases seguintes.

A Infância é a base, um período fundamental e muito curto, onde a maioria das conexões entre as diversas áreas de conhecimento são realizadas. Segundo Wilhelm Reich, notório pensador austríaco:

“A civilização começará no dia em que o bem-estar dos recém-nascidos prevalecer sobre qualquer outra consideração”.

O autor acentua também a importância do cuidado com a infância na formação psíquica do adulto e na continuidade do processo civilizatório.

A criança não é um adulto em miniatura,um adulto que ainda não cresceu.Ela tem características próprias.Para alcançar o pensamento adulto(abstrato) ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico,cognitivo,social e emocional.E o seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família.Posteriormente,esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.

Mas também, como os adultos, a criança precisa e deve trabalhar,e sabe qual é o trabalho da criança?

B R I N C A R

Isso mesmo, B R I N C A R e tem um outro autor que expressa essa afirmação com muita propriedade também:

“Nada mais sério do que uma criança brincando”, Claparéde.

Brincar é tão importante para a criança quanto trabalhar é para o adulto. È o que a torna ativa,criativa,e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros;também a faz feliz e,por isso,mais propensa a ser bondosa,a amar o próximo,a ser solidária.

Brincando a criança desenvolve potencialidades fundamentais para o desenvolvimento das tão comentadas,desejadas e perseguidas “Competências e Habilidades”  exigidas no Mundo Corporativo do Mercado de Trabalho(desenvolverei mais este assunto no próximo artigo,não percam,é muito interessante!!)

Quando brinca a criança está buscando um SENTIDO PARA SUA VIDA. Sua saúde física, emocional e intelectual depende,em grande parte,dessa atividade lúdica.

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Educação(MEC) reconhecem a importância da estimulação  e da atividade lúdica  no desenvolvimento infantil,defendendo a relação existente entre a parte motora,a mente e a afetividade para uma abordagem global da criança.

E a “Declaração dos Direitos da Criança”(adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas de 20/11/1959 e ratificada pelo Brasil),Príncipio 7º, assegura:

*…..

*…..

*…..

*A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se,visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

Desde o ínicio da civilização o Brincar é uma atividade das crianças e dos adultos.

E todas as crianças em todo o mundo,mesmo nas mais trríveis condições de dificuldade,pobreza e proibição,brincam.

Brincando é que a criança organiza o mundo,domina papéis e se prepara para o futuro.

Alguns adultos têm dificuldade de reconhecer os direitos de brincar e de entender que brincar é o trabalho da criança.

Brincar é uma necessidade, uma forma de expressão, de aprendizagem e de experiência.

As escolas que se preocupam com o brincar,valorizando e oportunizando esse momento proporcionam o prazer e a felicidade.

A criança que brinca vive a sua infância e se tornará um adulto muito mais equilibrado física e emocionalmente, suportará melhor as pressões das responsabilidades adultas e terá maior criatividade para solucionar os problemas que surgirem

E é no “Brincar, e talvez apenas no Brincar, que a criança ou o adulto flui sua liberdade de criação, e sente que a vida é digna de ser vivida”.

“Eu, como Pedagoga e mãe, hoje bastante emocionada enquanto escrevo este artigo posso contar para vocês que com muita esperança eu sonho com o dia em que todas as crianças tenham lares felizes para morar, proteção, amor, estudo e muitos sonhos para realizar e construir e com uma família fantástica ao lado para amar.

Que aprendam também o valor da amizade, de cada minuto da vida.

E que jamais se esqueçam disso na idade adulta! Acredito que ser criança é isso: “jamais perder a fé em Deus (independente de religião), a esperança, o encantamento pela vida (ela é um presente e tem muitos momentos de festa), valorizar o outro e acreditar nele – os adultos têm medo, às vezes, de fazê-lo acreditar sempre, eternamente nos sonhos e em si mesmo!”

“Uma criança grande, que não precisou fugir para a Terra do Nunca, para continuar criança, feliz e sonhadora”…

E “Se as rugas na testa são inevitáveis, o espírito não precisa envelhecer”…. heheheheee….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

….”Uma semana abençoada por Deus e cheia de…muitas coisas maravilhosas…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PRÓXIMO ARTIGO:

‘O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?”

Infância

Comentários

Comentários