Iniciada demolição de casas na beira do Rio Tramandaí

Foto: Luiz Falconi
Foto: Luiz Falconi
Foto: Luiz Falconi

A Prefeitura de Imbé iniciou na última quinta-feira (19) a demolição de três casas localizadas às margens do Rio Tramandaí, próximos à área portuária localizada na Avenida Nilza Costa Godoy (antiga Avenida Rio Grande). A demolição foi autorizada pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Segundo o prefeito Pierre Emerim, os imóveis, construídos de forma provisória há mais de 30 anos, eram utilizados por funcionários de uma associação de funcionários ligados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que trabalhavam em construções na região e utilizavam da área de marinha como uma espécie de colônia de férias. “Trata-se de uma das áreas mais valiosas do município. Há muitos anos a Administração Municipal tenta reverter esse quadro e retomar a posse desta área que não é de um grupo ou de uma família, mas sim do município todo”, explica. “Havia um desvio de finalidade de uso desta área e nós conseguimos provar para a SPU”, completa Pierre.

Móveis e outros pertences que ainda estavam nas casas, como sofás, geladeiras e fogões, foram retirados antes da destruição e guardados para devolução aos proprietários. O prefeito também lembra que boa parte da estrutura da casa já estava bastante danificada pela ação do tempo. “Tanto as telhas quanto as madeiras estavam inservíveis e não teriam qualquer utilidade para uso comum. Mesmo assim nós conseguimos salvar alguma coisa”, afirmou.

Embora a SPU tenha, inicialmente, autorizado apenas a demolição e a guarda do local, a Prefeitura tem interesse em desenvolver um projeto de revitalização envolvendo a utilização da área com plataformas de pesca, construção de decks e outros atrativos para moradores e veranistas. “É uma área nobre que será explorada pelo município como um atrativo turístico tanto para quem mora quanto para quem visita a nossa cidade”, vislumbra Pierre.

Comentários

Comentários