Foto: litoralmania - Ventania em Osório
LitoralGeralRio Grande do Sul

Inmet emite 5 alertas de tempestades para o RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 1º de outubro de 2024.

Vero Internet

Os avisos variam entre “Perigo Potencial” e “Perigo”, e abrangem várias regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral, Centro Ocidental, Centro Oriental e Noroeste Rio-grandense

Os alertas começaram a vigorar a partir das 10h desta terça-feira e seguem até o dia 2 de outubro.

As tempestades previstas podem trazer chuvas com volumes entre 20 e 60 mm/h, ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem alcançar até 100 km/h e queda de granizo.

Em algumas regiões, o risco é elevado para cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Os alertas emitidos se dividem em dois níveis de severidade: “Perigo Potencial”, com menor risco de danos severos, e “Perigo”, onde a possibilidade de danos significativos é maior.

Portela Serviços Funerários

O Inmet recomenda precauções, como evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Além das áreas afetadas no Rio Grande do Sul, algumas regiões de Santa Catarina e Paraná também estão sob alerta para tempestades.

Xis do Jô

Cidades como Porto Alegre, Pelotas e Passo Fundo estão entre as mais suscetíveis a eventos climáticos adversos nos próximos dias.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão à disposição para atender emergências.

Para mais informações, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários